Presidente do Banco do Brasil (BBAS3) quer reunião urgente com a Febraban para discutir manifesto

Na quarta-feira (1º), o Banco do Brasil (BBAS3) e a Caixa pediram à Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, uma nova reunião do conselho diretor da entidade para discutir a adesão ao manifesto “A Praça dos Três Poderes”, que gerou polêmica nesta semana pelo seu possível teor político. A informação é da coluna do Lauro Jardim, do Jornal O Globo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Os dois bancos estatais enviaram mensagens ao presidente da Febraban, Isaac Sidney pedindo pela reunião. O pedido de Fausto Ribeiro, presidente do Banco do Brasil, foi o seguinte:

“A solicitação advém da dimensão que o assunto ganhou nos principais meios de comunicação do país, com potencial de impactar a imagem dessa Federação e, por conseguinte, a dos seus associados, que sempre prezaram pela solidez do setor e pela preservação da imagem do sistema financeiro brasileiro”.

“Aguardamos o agendamento da referida reunião, com a urgência que o assunto requer”, segue o executivo. O colunista cita que na tarde de quarta (1º) Isaac e Fausto Ribeiro tiveram uma conversa pessoal em São Paulo.

A carta é, originalmente, articulada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em que a entidade pede “serenidade, harmonia e colaboração entre os Poderes da República”.

Havia previsão de publicação do documento ainda no dia 31, mas a data foi adiada.

O imbróglio da Febraban

Nos últimos dias foi noticiado que o Banco do Brasil e a Caixa podem sair da entidade por conta do manifesto, e ambos os corpos administrativos dos bancos tentam convencer o restante dos membros da Febraban a não apoiar a carta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

O entendimento dos bancos públicos, de acordo com fontes, é de que a instituição, que representa o setor no País, é privada e está se posicionando de forma política.

Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, chegou a ameaçar bancos privados integrantes da federação caso assinassem o manifesto que pede harmonia entre os Poderes.

O executivo entrou em contato com presidentes de ao menos duas instituições que compõem a Febraban dizendo que os bancos poderiam ser excluídos de negócios do governo, sobretudo envolvendo operações de estatais na Bolsa de Valores, caso assinassem o documento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Vale lembrar que a Caixa quer privatizar sua área de gestão de cartões. Além disso, prepara a oferta pública inicial de ações da bandeira Elo, em sociedade com Bradesco (BBDC4) e o BB.

Deputados querem ouvir Guedes, BB e Caixa sobre a saída

O presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), disse recentemente que apresentará um requerimento para ouvir Paulo Guedes, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro.

O deputado quer entender a decisão dos bancos de deixar a Febraban. “Quando você politiza essa questão dos bancos, é muito triste, a gente começa a ficar preocupado. Quero entender, de fato, o que está acontecendo, não dá para a gente ficar nessa economia ideológica”, afirmou Aureo Ribeiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião