Facebook (FBOK34) derrete mais de 20% em NY com balanço decepcionante; veja números

O Facebook (FBOK34) divulgou nesta quarta-feira (2) os resultados do 4T21 e decepcionou os investidores. Os resultados foram fracos, o crescimento de usuários estagnou e as estimativas para o começo de 2022 também foram aquém do esperado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Às 19h07 (horário de Brasília), a ação do Facebook caía 21% no mercado after hours de Nova York, avaliada em US$ 252,05.

A companhia, recém-nomeada Meta Platforms, registrou lucro líquido de US$ 10,285 bilhões no período de outubro a dezembro, um recuo de 8% em relação ao mesmo período de 2020. O lucro por ação foi de US$ 3,67 contra US$ 3,84 esperados pelo consenso Refinitiv.

A receita, por sua vez, ficou em US$ 33,671 bilhões, avanço de 20% na comparação anual. Porém, foi menor do que os US$ 33,4 bilhões esperados pelo mercado

Em nota aos investidores, o CEO e fundador Mark Zuckerberg caracterizou o quarto trimestre de 2021 como “sólido” e destacou o “importante crescimento” em áreas como Reels, comércio e realidade virtual.

“Continuaremos a investir nestas e outras prioridades ao longo de 2022, à medida que trabalhamos para criar o metaverso”, escreveu em balanço financeiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Facebook em números de usuários

  • Usuários ativos diários (DAUs): 1,93 bilhão – +5% na comparação anual contra 1,95 bilhão esperado pelos analistas;
  • Usuários ativos mensais (MAUs): 2,91 bilhões – +4% na comparação anual contra 2,95 bilhões esperados pelos analistas;
  • Receita média por usuário (ARPU): $ 11,57 vs $ 11,38 esperados pelos analistas.

Em comentário sobre os números, o Facebook disse que está sendo prejudicado por uma combinação de fatores, como mudanças de privacidade no iOS da Apple e desafios macroeconômicos. A empresa indicou que o crescimento abaixo do esperado se deve, em parte, por questões de inflação e cadeia de suprimentos que estão afetando os orçamentos dos anunciantes.

Há também uma mudança para produtos que não geram tanta receita quanto seu feed de notícias principal. Por exemplo, as pessoas estão gastando mais tempo em seus vídeos Reels.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/155de22d-relatorio-bdrs-2.0.png

O ano de 2021 e projeção para 2022

No acumulado de 2021, o lucro líquido do Facebook foi de US$ 39,370 bilhões, equivalente a uma alta de 35% na comparação com 2020. Em relação à receita, a alta de um ano para o outro foi de 37%, saindo de US$ 85,96 bilhões para US$ 117,93 bilhões em 2021.

Para o próximo trimestre, o primeiro de 2022, a Meta Platforms espera uma receita entre US$ 27 bilhões e US$ 29 bilhões, isso significaria um crescimento de 3% a 11% na comparação anual.

Enquanto as ações do Facebook só registraram perdas em Nova York depois do mercado fechar, por aqui, os BDRs do Facebook caíram bruscamente durante as operações do dia.

Os BDRs FBOK34 fecharam com queda de 15,43%, com os recibos de ações do Facebook valendo R$ 50,59.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião