Nos EUA, vendas no varejo caem 0,7% em dezembro ante novembro

As vendas no varejo dos Estados Unidos caíram 0,7% em dezembro ante novembro, segundo dados com ajustes sazonais divulgados nesta sexta-feira (15), pelo Departamento do Comércio norte-americano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A queda foi maior que a estimada por analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam recuo de 0,1% nas vendas do mês passado. Excluindo-se automóveis, as vendas no setor varejista norte-americano caíram 1,4% na comparação mensal de dezembro.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Os dados de novembro ante outubro foram revisados, para queda de 1,4% nas vendas totais.

Vendas no varejo no Brasil recuam 0,1% em novembro, aponta IBGE

Já no Brasil, as vendas no varejo recuaram 0,1% em novembro em comparação com o mês de outubro, na série com ajuste sazonal. Em comparação ao mesmo período no ano de 2019, as vendas apresentaram aumento de 3,4% em novembro de 2020. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A expectativa em pesquisa da XP Investimentos era de alta de 0,2% das vendas no varejo em novembro do ano passado, e crescimento de 4,0% na comparação anual. “Olhando para futuro, especialmente em curto prazo, existe a possibilidade de que a alta inflação de alimentos e a redução da ajuda emergencial continuem trazendo um viés negativo para o setor”, informou o relatório.

No acumulado no ano, contra igual período em 2019, houve alta de 1,2%. Já no acumulado nos últimos 12 meses manteve-se em 1,3% em novembro, “sinalizando estabilidade no ritmo de vendas em relação a outubro”, informou o IBGE.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Para 2021, o relatório da XP analisa que o setor de varejo pode perder alguma força. “No entanto, os sinais de aumento da ‘poupança circunstancial’ das famílias mais ricas e as condições de crédito positivas apontam que pode ajudar a preencher a lacuna”.

De acordo com o gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos, as quedas nas vendas no varejo de 2,2% em relação a outubro e de 1,7% em relação a novembro de 2019 no volume de vendas dessa atividade refletem a inflação.

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião