Ícone do site Suno Notícias

EUA processam Meta (GOGL34), dona do Google, por ‘abuso de monopólio’ em publicidade digital

CEO do Google recebe US$ 226 milhões em 2022; Veja os motivos dessa remuneração

CEO do Google recebe US$ 226 milhões em 2022; Veja os motivos dessa remuneração. Foto: Pixabay

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu hoje (24) uma ação judicial contra a Alphabet Inc, dona do Google (GOGL34). Segundo o órgão, a empresa está cometendo abuso de monopólio no setor de anúncios digitais. Além do governo federal, oito estados norte-americanos se juntaram ao litígio.

No processo, a Justiça dos EUA acusa o Google de “corromper” a concorrência na indústria de propaganda ao controlar ferramentas tecnológicas usadas por editores e anunciantes.

“Tendo se inserido em todos os aspectos do mercado de publicidade digital, o Google usou meios anticoncorrenciais, exclusivos e ilegais para eliminar ou diminuir severamente qualquer ameaça ao seu domínio sobre as tecnologias de publicidade digital”, afirma.

Google demitirá 12 mil funcionários

A empresa matriz do Google, a Alphabet (GOGL34), anunciou ontem (20) que planeja demitir o total de 12 mil funcionários ao redor do mundo.

A decisão anunciada pela gestão do Google vem dias após outras gigantes da tecnologia anunciarem cortes de funcionários igualmente grandes, como a Meta (M1TA34), a Amazon (AMZO34) e a Microsoft (MSFT34).

“Decidimos reduzir nossa força de trabalho em aproximadamente 12 mil empregos”, disse o CEO da Alphabet, Sundar Pichai, em um e-mail enviado aos funcionários.

“Os postos que estamos removendo refletem o resultado dessa revisão. O fato de essas mudanças terem um impacto na vida dos ‘Googlers’ pesa muito sobre mim e assumo toda a responsabilidade pelas decisões que nos trouxeram até aqui”, acrescentou o executivo.

Segundo o CEO, a decisão se dá em virtude de uma “realidade macroeconômica difícil e distinta”. O motivo é o mesmo que consta em memorandos e anúncios de outras big techs, que sofrem com o aumento de juros nos Estados Unidos, dada a condução da política monetária pelo Federal Reserve (Fed).

demissão em massa no Google deve afetar funcionários de todas as áreas da companhia, incluindo setores como recrutamento, equipes de engenharia e produtos.

A gestão do Google já entrou em contato diretamente com os funcionários que serão afetados pelo corte massivo.

Com informações do Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile