NDIV11 vai pagar dividendos recordes com retorno de 2,24% ao mês; veja quanto

O ETF NDIV11, gerido pela Nu Asset, vai realizar neste mês a maior distribuição de dividendos de sua história. O valor anunciado é de R$ 2,7582272 por cota, montante que equivale a um dividend yield (DY) de 2,24% no mês. Nos últimos 12 meses, o ETF acumula um DY de 10%.

O pagamento de dividendos do NDIV11 está marcado para acontecer no dia 15 de janeiro de 2026, sendo destinado somente aos investidores posicionados até 8 de janeiro de 2026.

O NDIV11 é o maior ETF de renda variável (RV) Brasil tanto em patrimônio sob gestão (AuM) quanto em número de cotistas, além de registrar recentemente a melhor performance entre os pares em termos de DY.

O fundo tem como objetivo replicar a performance (antes de taxas e despesas) do Ibovespa Smart Dividendos

Esse índice, por sua vez, busca selecionar empresas do Ibovespa que tenham mantido um histórico consistente de pagamento de dividendos nos últimos seis anos.

Para reduzir o impacto da taxa de administração na performance, a gestão se utiliza do aluguel de ações como parte de sua estratégia. Na prática, seria emprestar temporariamente uma parte dos ativos da carteira para outros participantes do mercado e receber uma remuneração na forma de “aluguel”. 

Segundo o próprio material divulgado pelo ETF NDIV11, essa receita adicional é incorporada ao patrimônio do fundo, podendo gerar melhoria no ganho sem modificar a composição da carteira nem o perfil de risco do ETF.

O que tem impactado positivamente os dividendos do NDIV11?

Sobre o cenário de 2025, a Nu Asset explica que a mudança no ambiente tributário estimulou empresas a anteciparem e aumentarem a distribuição de proventos, movimento do qual o NDIV11 teria sido diretamente beneficiado. 

A carteira do Ibovespa teria pago cerca de R$ 600 bilhões em dividendos e JCP ao longo do ano, com aceleração ao longo dos meses.

Até o final de dezembro, a alocação do NDIV11 aparece concentrada principalmente em Utilidade Pública (28%), seguida por Materiais Básicos (26%) e Financeiro (25%). 

Outros setores que fazem parte da carteira são: Consumo Cíclico (7%), Comunicações (4%), Energia (4%), Bens Industriais (3%) e Consumo Não Cíclico (3%).

Dentre as ações que compõem o portfólio do NDIV11, estão incluídas CMIG4, CPFE3, CPLE3, ISAE4, TAEE11, além de nomes do setor de materiais básicos como VALE3, CSNA3, BRAP4, GOAU4 e CMIN3. 

No setor financeiro, aparecem BBAS3, BBSE3, ITSA4, BBDC4 e CXSE3 na carteira do NDIV11. Em “Consumo Cíclico”, constam DIRR3 e CURY3. Já em “Comunicações”, TIMS3, em Energia, PETR4, em “Bens Industriais”, POMO4, e, em “Consumo Não Cíclico”, MBRF3.

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião