CVM aprova a negociação do 1ª ETF de criptomoedas na B3

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou, nesta terça-feira (16), a negociação do Hashdex Nasdaq Crypto Index Fundo de Índice no Brasil. Este é o primeiro ETF de criptomoedas do mundo, e o primeiro produto do tipo disponível no Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O ETF de criptomoedas será listado na B3, ao passo que seu código de negociação será ‘HASH11‘. Além disso, ele é destinado à todos os investidores.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O HASH11 replica o Nasdaq Crypto Index (NCI), que é o índice desenvolvido pela Nasdaq junto com a Hashdex, e é composto por seis criptomoedas, sendo elas:

  • Bitcoin
  • Ethereum
  • Stellar
  • Litecoin
  • Bitcoin Cash
  • Chainlink

O fundo é constituído sobre forma de condomínio aberto, e com isso as suas cotas serão objetos de distribuição pública, sob regime de melhores esforços de colocação, pela Genial Investimentos, pelo Banco BTG Pactual e pelo Banco Itaú BBA.

O que são ETFs?

O Exchange-Traded Fund, ou ETF, é um tipo de investimento negociado na Bolsa de Valores que tem como objetivo refletir a performance financeira de um conjunto-pré-determinado de ativos.

Um ETF pode investir em ações, índices de mercado, moedas, commodities e até mesmo em títulos de renda fixa públicos e provados.

Esse tipo de ativo representa o desempenho de uma cesta de diferentes ativos ao longo do tempo.

Em relação à rentabilidade, cabe destacar que ela seguirá a performance do ativo proposto de ser replicado.

E criptomoedas?

Por sua vez, as criptomoedas são moedas que não existem fisicamente, uma vez que são digitais. Hoje em dia, existem mais de cinco mil criptomoedas, sendo a mais famosa delas o Bitcoin.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além de ser a mais famosa, o Bitcoin também foi a primeira criptomoeda a ser criada, em 2008. Contudo, foi só em em 2013 que essa moeda digital  começou a ganhar mais popularidade.

O BTC foi a primeira criptomoeda, através de uma tecnologia que usa da criptografia para assegurar o segredo de todas as operações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião