Etanol ou gasolina: relação tem menor marca desde 2010

A diferença de preço da gasolina em relação ao etanol foi muito pequena no último mês. A marca foi a menor desde 2010, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe).

A equivalência chegou à 59,88% no mês de setembro, sendo que, há 8 anos no mesmo mês, essa diferença era de 58,30%.

O uso do etanol, deixa de apresentar vantagens quando o valor do derivado bate mais de 70% do valor da gasolina, segundo alguns especialistas.

Esse dado é calculado a partir do poder calorífico do etanol ser 70% do poder da gasolina. Com essa relação, utilizar o combustível fóssil ou o derivado da cana-de-açúcar é indiferente.

Petróleo

Além disso, o preço do petróleo voltou a subir, com o tipo Brent valorizando 3%, em meio às preocupações com a crise de oferta iraniana do hidrocarboneto. Os analistas esperam que as sanções norte-americanas sobre Teerã possam render ao país do Oriente Médio 1,5 milhão a menos de barris de petróleo por dia (bpd) . O país persa exporta 2,71 milhões de bpd, o que é considerado 3% da produção diária de óleo bruto.

O que acarreta na alta do preço da gasolina no cotidiano do brasileiro. Fazendo com que a relação entre as duas fontes de energia sejam quase equvalentes no final das contas.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião