Balanços da semana

Estados Unidos acusam Huawei de roubar segredos comerciais e fraude

Promotores dos Estados Unidos entraram nesta segunda (28) com uma ação criminal contra a Huawei, maior fabricante de smartphones da China. A informação é da agência de notícias Bloomberg.

Os promotores alegam que a Huawei roubou informações sigilosas de uma concorrente americana e cometeu fraudes bancários ao violar sanções comerciais ao Irã.

Saiba mais: Alemanha pode banir chinesa Huawei da construção das redes móveis 5G

O governo americano acusou a fabricante chinesa, duas empresas filiadas e seu diretor financeiro de fraude e conspiração em acordos feitos com o país persa. Outra das acusações se refere ao fato de que a Huawei teria oferecido bônus aos funcionários que conseguissem obter tecnologia dos rivais e a um suposto roubo de informações secretas da T-Mobile USA Inc.

A T-Mobile chegou a processar a Huawei e sua unidade americana, a Huawei Device USA Inc. em 2014. Três anos depois, um júri federal considerou a fabricante chinesa responsável tanto por quebra de contato quanto por apropriação indevida de segredos comerciais. Uma fonte anônima ouvida pela Bloomberg disse que as acusações da T-Mobile chamaram a atenção de autoridades federais em Washington.

A empresa chinesa tem sido alvo de uma ofensiva nos Estados Unidos. Há ainda acusações de que ela teria vendido equipamentos de telecomunicações que poderiam ser usados pelo governo da China para espionagem.

O processo criminal apresentado nesta segunda se soma a outros atritos entre as duas maiores potências do mundo, intensificados na presidência de Donald Trump. A guerra comercial deflagrada há quase um ano afeta mercados internacionais. Além disso, em dezembro passado, Meng Wanzhou, filha do fundador da Huawei, foi presa no Canadá a pedido da Justiça dos Estados Unidos. Ela foi acusada de cometer fraudes para evitar sanções contra o Irã. O caso se tornou mais um ponto de inflamação na relação entre ambos os países.

 

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião