O ESG leva o ‘S’ em consideração? Instituto ‘medirá inclusão social’ de empresas brasileiras

Com a efervescência do ESG (ambiente, social e governança corporativa), o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) irá mensurar o desempenho das empresas em relação às práticas de inclusão social, que representam o ‘S’ da sigla.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/05/6cd60e56-banner-home-3.jpg

Para fazer a análise, a instituição lançou a primeira métrica de avaliação sobre as ações sociais dentro do conceito ESG. Ou seja: a ideia é ter uma regra para definir o alcance das práticas de inclusão social.

Com a validação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o selo Escala Cidadã Olga Kos terá 5 níveis e levará em conta 20 indicadores e 37 requisitos de avaliação, que buscam entender o quanto uma empresa é inclusiva para todos os tipos de diferenças, como gênero, idade, deficiência, etnia, religião, nacionalidade e orientação sexual, entre outros.

“Nos outros tópicos da sigla ESG já existem métricas claras, mas quando nós olhamos para o social ainda não temos nada parecido no País”, afirma a responsável pelo departamento de pesquisa do Instituto, Natália Monaco.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

O presidente do instituto, Wolf Kos, explica que o processo de desenvolvimento da métrica agora lançada começou há pelo menos dez anos e se deu pela dificuldade de entender e classificar se uma empresa tem boas práticas no tema.

Monitoramento do ESG

A análise do desempenho será feito por meio da identificação, monitoramento e avaliação de como são as práticas de inclusão dentro das companhias, além de tentar identificar as principais barreiras para que esse projeto seja desenvolvido internamente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

“Essa escala não é punitivista, é uma escala de orientação às empresas”, comenta Kos.

Ainda segundo o presidente do instituto, além da certificação às empresas, a expectativa é construir uma base de dados que possa colaborar com a criação e aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) no mercado de trabalho, que é o foco principal do Instituto Olga Kos.

Na última quarta-feira, 1º de junho, o Inmetro formalizou a viabilidade do projeto. A partir de agora, as certificadoras que desejarem poderão oferecer este serviço às organizações interessadas em receber o Selo Olga Kos do ESG. As solicitações poderão ser feitas no site do Inmetro, por meio da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) da entidade.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião