Ernesto Zarzur, fundador da Eztec (EZTC3), morre aos 87 anos

O fundador da incorporadora imobiliária EZTec (EZTC3), Ernesto Zarzur, faleceu neste domingo (12) aos 87 anos, informou a empresa em fato relevante enviado ao mercado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

De acordo com a Folha de S. Paulo, Zarzur estava internado há duas semanas no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e morreu de causas naturais, diz fato relevante.

Filho de imigrantes libaneses, Zarzur começou a vida profissional como corretor de imóveis e terminou como um empresário de sucesso. A EZTec foi fundada em 1979 e abriu capital na bolsa de valores em junho de 2007. A incorporadora tem valor avaliado em R$ 4,6 bilhões.

Segundo obituário do Valor Econômico, “seu” Ernesto Zarzur não se pautava pelas regras do mercado, e foi tomando decisões de forma diferente do previsto pelo mercado que ele se tornou bem sucedido e sua empresa passou a ser admirada e usada como parâmetro para outras incorporadoras.

Um dos exemplos é o movimento das empresas imobiliárias em 2009, com o anúncio do programa Minha Casa, Minha Vida. Diversas companhias do setor se moveram para expandir e atender os projetos de baixa, mas não “seu” Ernesto, que manteve o foco da EZTec.

Tempos depois, quando o crescimento acentuado pelo programa e a diversificação de renda deixaram de ser prioridade para o mercado, a EZTec estava ajustada e atendendo dentro do esperado.

Ernesto Zarzur também era presidente do Conselho de Administração da EZTec e ficaria, pelo menos, até a assembleia geral ordinária (AGO) de 2023. A empresa informa que irá iniciar os procedimentos para a sucessão do cargo nos próximos dias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Trajetória de Ernesto Zarzur e da Eztec

Em fato relevante, a empresa conta que no início da vida adulta e já casado com Esther Zarzur , com quem viveu até seu falecimento, o fundador da EZTec começou a trabalhar como corretor de imóveis para o irmão, na Construtora Zarzur & Kogan.

Em 1967, fundou a Vilamar Veículos S.A., revendedora da General Motors do Brasil, antes de fundar a EZTec junto com os dois filhos mais velhos.

Atualmente, Marcelo Ernesto Zarzur está à frente da empresa, mas seus quatro filhos homens ocupam a presidência da EZTec em forma de rodízio, um sistema criado pelo próprio Ernesto em 2006.

Mesmo afastado da rotina da empresa no dia-a-dia há dois anos, o patriarca da empresa se mantinha presente em negociações e decisões importantes.

A EZTec, uma das maiores incorporadoras do setor imobiliário no País, destacou-se nos últimos anos pela lucratividade e a construção de cerca de 157 empreendimentos distribuídos em mais de 35 mil unidades, concentradas na cidade de São Paulo.

Além da EZTec, Ernesto Zarzur presidiu o Clube Monte Líbano e deixa a esposa e cinco filhos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião