Balanços da semana

Enauta (ENAT3) recebe proposta e estuda vender metade do Campo de Atlanta

A Enauta (ENAT3), antiga Queiroz Galvão, informou nesta quarta-feira (30) que estuda a venda de metade do Campo de Atlanta, no litoral fluminense.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Enauta afirmou que recebeu uma proposta da Karoon Energy por 50% da participação no conjunto de poços de exploração. Ambas as companhias assinaram acordo que garante exclusividade na negociação até maio de 2022.

Desde abril do ano passado, a Enauta busca novos parceiros para o desenvolvimento e exploração do Campo de Atlanta. A empresa é dona de 100% dos direitos de exploração de petróleo na região.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Histórico da Enauta no Campo de Atlanta

A produção no Campo de Atlanta chegou a ser interrompida em setembro do último ano por causa de falhas no sistema de bombas submarinas.

Após novas perfurações, reparo dos sistemas e compra de uma embarcação – unidade flutuante de armazenamento e transferência (ou FPSO, na sigla em inglês) -, a produção do campo foi retomada integralmente em janeiro deste ano.

Em nota, o presidente da Enauta, Décio Oddone, afirmou que “a aquisição do FPSO é mais um passo importante para a concretização do Sistema Definitivo de Atlanta”

“Se tivermos sucesso na sanção do projeto, a produção de Atlanta chegará à casa dos 50 mil barris de óleo por dia a partir de 2024, gerando expressivo valor para os nossos acionistas”, adicionou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Segundo o diretor-presidente da Enauta, Lincoln Guardado: “Estamos muito satisfeitos com a entrega da produção dos três poços próxima à capacidade máxima de processamento do FPSO. Isso demonstra o nosso comprometimento com as metas operacionais e a crença na capacidade operacional do Campo de Atlanta, o que nos dá confiança para avançar para o Sistema Definitivo” .

De acordo com a empresa, o Campo de Atlanta tem 103,1 milhões de barris de petróleo em reservas confirmadas e prováveis. Até o fim de 2020, a empresa havia extraído cerca de 16,13 milhões de barris. O volume de óleo total, entretanto, chega a 1,29 bilhão de barris.

Em nota, a Enauta destacou que, “após implantação de soluções tecnológicas inovadoras para viabilizar a produção e perfuração dos três poços [no Campo de Atlanta], o consórcio atingiu o marco de 30.462 barris de óleo por dia, uma conquista relevante em meio ao histórico desafiador do Campo”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Pedro Caramuru

Compartilhe sua opinião