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Embraer (EMBR3) fecha parceria para estudos com combustível que ‘recicla óleo de cozinha’

A Embraer (EMBR3) fechou acordo com a Pratt & Whitney para colaboração nos estudos de Combustível de Aviação 100% Sustentável – os SAFs, na sigla em inglês.

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Segundo o comunicado ao mercado da Embraer, equipes técnicas das duas empresas trabalharão em conjunto para definir um plano integrado de testes de solo e voo com uso de 100% de SAF.

O combustível sustentável é produzido por meio de matérias primas renováveis – como óleo de cozinha usado ou resíduos sólidos urbanos – e figura como alternativa para reduzir danos ambientais ao reduzir emissões de dióxido de carbono em cerca de 80%.

A regulamentação atual, da ASTM International, permite uma mistura de SAF de até 50% com querosene. Agora, com o movimento do mercado em direção aos 100% visados pelo estudo da Embraer, a expectativa é que os reguladores permitam novos padrões para operações 100% SAF.

A fabricante de aeronaves destaca que a decisão se une aos esforços para “melhorar continuamente a eficiência das aeronaves e dos motores”, considerando que o combustível desempenha papel importante para a descarbonizarão das viagens aéreas, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis.

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“A iniciativa reflete o compromisso compartilhado da Embraer e da Pratt & Whitney em apoiar as ambiciosas metas ambientais da indústria da aviação, incluindo a meta de atingir zero emissões líquidas de CO2 nos voos até 2050″, diz o documento da Embraer arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Parceira da Embraer frisa práticas ESG e já está  no mercado

Segundo fala do Diretor de Sustentabilidade da Pratt & Whitney, Graham Webb, a companhia já atua em testes e certificação de SAF há quase duas décadas e deve seguir com os estudos. A empresa, atualmente, também já equipa uma série de outras aeronaves da Embraer.

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“Por meio de nossa busca constante por tecnologias de propulsão de aeronaves mais eficientes, estamos determinados a apoiar nossos clientes a alcançar suas metas de emissões líquidas de CO2 zero até 2050 e garantir que nossos motores estejam prontos para operação com 100% SAF”, afirma.

O comunicado da Embraer cita que a aeronave utilizada no estudo, o jato E195-E2,é equipado com motores GTF da Pratt & Whitney, que oferecem uma melhora de cerca de 24% em eficiência de combustível e emissões mais baixas de CO2 por assento do que a geração anterior do E195

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Eduardo Vargas

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