Eletrobras (ELET3): venda de ações da Isa Cteep (TRPL4) é aprovada, diz jornal; ações das elétricas caem

Os debenturistas da Eletrobras (ELET3) aprovaram a retomada da venda pública da participação da companhia em outra parceira do setor, a Isa Cteep (TRPL4), publicou a Bloomberg News, com informações de fontes familiarizadas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240-2.png

Segundo o jornal, a Eletrobras (ELET3) levantaria cerca de R$ 4 bilhões com a transação, que pode acontecer a qualquer momento. As fontes, que pediram para não serem identificadas, afirmaram que o momento da venda das ações da Isa Cteep vai depender da temperatura do mercado.

Esta não é a primeira vez que a Eletrobras decide vender ações de outras companhia pares. Em setembro do ano passado, a elétrica vendeu sua fatia na Copel (CPLE6), por R$ 125,3 milhões.

Entenda a venda de ações da Isa Cteep pela Eletrobras

O Conselho da Eletrobras autorizou a operação em outubro de 2023, conforme anunciado na época pela companhia, sobre a “estruturação de potencial oferta pública de distribuição secundária de ações preferenciais de emissão da Isa Cteep.

Na ocasião, o Citi, Itaú BBA, Banco Safra e XP foram contratados como líderes da transação.

Contudo, cerca de uma semana depois, a empresa afirmou que estava suspendendo a oferta, ao alegar que “o volume de ações que a Eletrobras teria disponível para ser ofertado no momento estaria muito aquém do esperado.”

Além disso, segundo as fontes, apenas após anunciar a venda, a Eletrobras descobriu que ainda faltava a autorização de debenturistas para poder se desfazer das ações.

Agora a empresa conquista o apoio destes investidores em assembleias. A última aconteceu na sexta-feira passada (19), disse uma das pessoas à Bloomberg.

Atualmente, a Eletrobras detém 9,73% das ações com direito a voto da Isa Cteep e mais 52,48% das ações preferenciais TRPL4.

A venda de ações TRPL4 pela Eletrobras faz parte do plano de privatização da companhia, definido em junho de 2022, para simplificação e otimização de portfólio, reduzindo participações minoritárias e não estratégicas.

Sobre os rumores, a Isa Cteep comentou ao Suno Notícias que por não se tratar de questões relacionadas aos negócios da companhia, a companhia não comentaria sobre planos ou decisões de seus acionistas sobre os quais a administração da empresa não tem qualquer ingerência.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-4.png

ELET3 e TRPL4 caem na bolsa

Nesta quarta-feira (24), as ações das duas companhias andavam em ritmo de queda na bolsa de valores.

Por volta da 12h40 (de Brasília), as ações da Eletrobras caíam -0,70%, enquanto as da Isa Cteep, -0,65%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião