Eletrobras (ELET3) aposta no mercado livre e alerta sobre riscos das renováveis

Eletrobras (ELET3) observa aumento na demanda por energia elétrica de clientes de médio e pequeno porte e enxerga oportunidades no processo de renovação de contratos que chegaram ao fim. Segundo Ítalo de Freitas, diretor de comercialização, a empresa está focada em ampliar suas vendas de energia hidrelétrica para esse nicho de mercado. Ele destacou que os preços elevados das tarifas e os encargos em distribuidoras têm levado empresas a buscar condições mais vantajosas no mercado livre de energia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/08/Artigos-e-Noticias-Banner-Materias-01-Desktop_-1420x240-3-png.webp

Em entrevista à Reuters, o executivo alertou sobre os riscos para quem opta por contratar energia de fontes renováveis como solar e eólica. “Hoje, quem compra energia de renovável está entrando num grande risco. Isso é fato”, afirmou Freitas, ressaltando que as mudanças regulatórias para esses setores ainda trazem incertezas.

Eletrobras (ELET3) aposta em energia hidrelétrica e vê riscos nas renováveis

A maior geradora de energia do Brasil, com 44 GW em capacidade instalada, vê a comercialização de energia como um dos seus principais negócios após a privatização em 2022. Com a mudança no regime de cotas, a Eletrobras passou a comercializar uma maior parte de seu portfólio, aproveitando os preços mais elevados no mercado livre.

Freitas também observou que, diante da aversão ao risco e da crescente demanda por geração distribuída solar, os preços de energia têm uma tendência a se manter mais altos no futuro. “O tema da aversão ao risco dá pressão no preço”, disse, acrescentando que a maior demanda por potência no sistema elétrico tem influenciado esses aumentos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/08/SUNO-ARTIGOS-E-NOTICIAS-Banner-Materias-01-Dkp_-1420x240-1-png.webp

Além disso, a empresa vem concentrando suas vendas no primeiro trimestre, deixando uma maior parte de contratos descontratados para o restante do ano, uma estratégia que se mostrou acertada, conforme executivos da empresa. O diretor ainda observou que, com o aumento da procura por energia hidrelétrica, a Eletrobras está se beneficiando das oportunidades de renovação contratual dos clientes de menor porte que migraram ao mercado livre nos últimos anos.

“Estamos começando a ver um aumento, tem um volume grande desses que já migraram e que estão buscando renovação.”

Por fim, a Eletrobras continua apostando em parcerias estratégicas com empresas como TIM e Banco do Brasil, além de investir em digitalização para melhorar o processo de comercialização. ELET3 segue acompanhando as mudanças no setor de energia eólico e solar, mas a empresa não tem dúvidas de que, no cenário atual, a energia convencional, como a hidrelétrica, é a escolha mais segura.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Maíra Telles

Compartilhe sua opinião