Economia informal cresce e corresponde a 16,9% do PIB

A economia informal avançou pelo quarto ano consecutivo no Brasil, chegando a 16,9 do Produto Interno Bruto (PIB).

Os dados sobre a economia informal são do Índice de Economia Subterrânea (IES). O IES foi divulgado nesta terça-feira (04) pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e pelo Ibre/FGV.

No período de 12 meses encerrado em julho, a economia informal brasileira movimentou R$ 1,173 trilhão. Um valor equivalente a 16,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. No ano passado, a percentual de economia informal ficou em 16,8%.

Saiba mais: PIB brasileiro cresce 0,8% no 3º trimestre de 201

Segundo o estudo, a economia movimentada pela informalidade é superior ao PIB de países como a Irlanda. Além disso, o valor estaria bem próxima ao Produto Interno Bruto da África do Sul e de Israel.

O indicador foi criado em 2003 para medir a chamada economia subterrânea. Ou seja, toda a comercialização de bens e serviços que não é reportada oficialmente ao governo. O IES considera tanto a sonegação quanto o descumprimento de regulamentações trabalhistas e previdenciárias.

Com a nova alta, o indicador retornou ao nível de 2011. Depois de atingir 21% do PIB em 2003, o IES foi progressivamente se reduzindo até atingir seu menor patamar histórico em 2014, quando representou 16,1% do PIB. Entretanto, desde 2015 o IES voltou a crescer, e a economia informal subiu 0,8 ponto porcentual.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião