Dólar cai no exterior e atinge mínima em quatro meses ante o euro
O dólar operou em queda nesta segunda-feira (26), renovando o menor nível em quatro meses frente ao euro, em um pregão marcado pela volatilidade do iene e pela crescente atenção dos investidores à política monetária dos Estados Unidos.
Por volta das 17h50 (de Brasília), o dólar recuava para 154,10 ienes, enquanto o euro avançava para US$ 1,1886 e a libra subia para US$ 1,3684. O índice DXY — que mede o desempenho da moeda americana frente a uma cesta de divisas fortes — fechou em queda de 0,57%, aos 97,040 pontos, após tocar o menor nível desde setembro, a 96,806 pontos.
O movimento ocorre em meio a rumores de possível intervenção cambial coordenada entre Japão e Estados Unidos. Na última semana, o Federal Reserve de Nova York teria consultado contrapartes japonesas sobre taxas de câmbio, procedimento que costuma anteceder ações diretas no mercado. Além disso, a primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, prometeu cortes de impostos no próximo ano fiscal, em meio a um cenário político incerto após convocação de eleições antecipadas.
Nos EUA, a decisão do Federal Reserve (Fed) divide atenções com a expectativa sobre o sucessor de Jerome Powell, os temores de um novo shutdown do governo e os impactos econômicos da forte tempestade de inverno.
Para o ING, o euro e o franco suíço devem continuar entre os principais beneficiados pela fraqueza recente do dólar. Já a Capital Economics avalia que, embora o governo Trump tenha abalado a percepção de força estrutural da economia americana, o crescimento ainda deve sustentar a moeda no curto prazo.
O Wells Fargo alerta que um novo shutdown poderia dificultar o trabalho do Fed, especialmente se houver atrasos na divulgação de indicadores econômicos. O Bank of America estima que a tempestade de inverno pode reduzir o PIB dos EUA em até 1,5 ponto percentual.
Entre as moedas emergentes, o rand sul-africano também se destacou, renovando o maior nível contra o dólar desde junho de 2022, apoiado pela valorização do ouro — principal fonte de receitas externas do país. No fim da tarde, o dólar era cotado a 16,0403 rands.
Com Estadão Conteúdo