Dólar em alta com dados da zona do euro e reforma da Previdência no radar

O dólar opera nesta terça-feira (1°) em alta com dados da zona do euro, reforma da Previdência e guerra comercial no radar.

Por volta das 9h40, o dólar registrava uma alta de 0,26% sendo negociado a R$ 4,1645. O mercado segue atento aos dados da produção industrial e inflação da zona do euro.

Além disso, segue no radar dos investidores a possibilidade do início da votação da PEC da reforma da Previdência nesta terça. Sem novidades sobre a guerra comercial, o mercado segue atento ao seu desdobramento.

Reforma da Previdência

O Plenário do Senado deverá iniciar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência nesta terça-feira.

Saiba Mais: Plenário deve votar PEC da reforma da Previdência na próxima terça-feira

Antes da análise do Plenário, a proposta da reforma da Previdência terá que passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A votação estava prevista para última terça-feira (24), no entanto, teve de ser adiada por causa de uma sessão no Congresso Nacional.

Na CCJ, o relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB) será votado com a análise das 76 emendas apresentadas.

Zona do euro

A atividade industrial na zona do euro demonstrou redução no mês de setembro. O indicador da indústria registrou no mês passado 45,7 alcançando o nível mais baixo desde outubro de 2012. O subíndice de produção caiu de 47,9 a 46,1, em comparação de base mensal. Por sua vez, o subíndice de novas emendas recuou de 45,9 para 43,4.

Saiba Mais: Atividade industrial da zona do euro cai a 45,7 em setembro

A inflação na zona do euro desacelerou em setembro em comparação com o mesmo período no ano anterior. Os preços aos consumidores subiram cerca de 0,2% em setembro com comparação ao mês de agosto. Em comparação com o mesmo período no ano anterior a alta foi de 0,9%.

Guerra comercial

O mercado internacional segue cauteloso quanto aos novos capítulos da disputal comercial entre EUA e China.

Em artigo no Global Times, Pequim considerou que as possíveis restrições do governo norte-americano aos investimentos dos EUA na China não serão simples e devem afetar de forma brusca a economia estadunidense.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Entretanto, a secretária assistente de assuntos públicos do Tesouro dos Estados Unidos, Monica Crowley, disse que nota que “o governo não está pensando em impedir as empresas chinesas de listarem ações nas bolsas de valores dos EUA no momento”, segundo a CNBC, canal da TV americana que trata sobre negócios e mercado financeiro.

Última cotação do dólar

Na última sessão, o dólar encerrou em queda de -0,019% sendo vendido a R$ 4,155.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião