DNA Consult: além de paternidade, startup usa teste de DNA para melhorar saúde

O processo de envelhecimento da população brasileira vem abrindo oportunidades no mercado. A DNA Consult, que operava no setor de exames de DNA de paternidade, viu esse nicho crescer e, agora, busca pivotar a ideia inicial e ofertar também exames que ajudem o cliente final a viver mais e melhor, ao conhecer em detalhes a sua carga genética.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A DNA Consult não é uma helthtech nova. Fundada há cerca de 25 anos e com sede em São Carlos, interior de São Paulo, a companhia sempre foi uma empresa de biotecnologia especializada em realizar testes de DNA, além de contar um viés de pesquisa com subsídio estatal.

“Em 1998, fui dar aulas em São Carlos, acabei mudando para lá e, desde então, trabalhamos exclusivamente com análises de DNA. Desde então, a empresa passou por muitas fases”, conta Euclides Matheucci, co-fundador e diretor científico da DNA Consult.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Temos também um viés acadêmico muito forte, tivemos cinco projetos grandes da Fapesp e eles permitiram ter um parque de equipamentos modernos para que pudéssemos ousar em termos de desenvolvimento de produtos”, disse em entrevista exclusiva ao Suno Notícias.

DNA Consult aposta em autoconhecimento genético

A partir de 2016, porém, a estrutura foi alterada para transformar a DNA Consult em uma empresa D2C, com venda de informação genética direto ao consumidor.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Duas pessoas podem comer igual, fazer o mesmo exercício, mas ficam com resultados diferentes. Isso porque temos diferenças genéticas, e um é mais propenso e fazer hipertrofia do que eu, por exemplo”, explica Matheucci.

“Da mesma maneira, traços de aproveitamento de vitaminas, por exemplo, são diferentes em dois corpos. Então, desenvolvemos e trabalhamos bastante com esse teste de D2C, que é via DNA Club, para oferecermos essa análise de informação direta”, disse.

Os testes clínicos são realizados em casa e incluem relatórios nutricionais, estéticos, fitness e de saúde pessoal. O teste mais completo sai por R$ 899.

“Isso é direto ao consumidor, compra o teste, recebe o kit, envia de novo e a gente sequencia milhares de marcadores de DNA e te entrega os laudos falando sobre nutrigenética, falando sobre fitness, doenças, etc”, disse.

“Na sequência científica, que é a sequência de todos os genes, podemos ajudar a descobrir se você é propenso a ter algo que seu avô teve, como uma doença grave, por exemplo”, afirmou.

Exames de paternidade e testes de covid-19

De acordo com Euclides Matheucci, a receita da DNA Consult ainda é 70% oriunda da oferta de exames de paternidade, mas os serviços para longevidade devem continuar a crescer. O desafio agora é expandir a companhia e treinar profissionais da saúde para entenderem a importância do DNA.

“Estamos criando a DNA Academy, que é uma série de cursos para treinar os profissionais da saúde na genômica”, disse. “Estamos desenvolvendo em como entregar o resultado da maneira mais fácil para o cliente, com facilidades para que o leigo possa entender o que está acontecendo. Você está com pedra no rim, você dá um pen-drive para o médico e ele vai mostrar se você tem ou não propensão em seu DNA para aquilo”, completa.

“Cada dia as pessoas conhecem melhor as possibilidades do DNA, estão desejando esse tipo de coisa. A gente tem uma bola de cristal nessa área, que é o mercado americano. Nós vamos ser o que o mercado americano foi há dois ou quatro anos atrás”, conta o cofundador.

Outro ponto de crescimento da empresa que surgiu em meio a pandemia do novo coronavírus (covid-19) são os testes de diagnóstico para o covid-19 que podem ser feitos em casa com resultados em até 24 horas.

“Isso aumentou bastante a receita. Começamos a fazer exames de covid desde o início, nunca tínhamos trabalhado com doença infectocontagiosa, desenvolvemos a tecnologia e em maio do ano passado começamos a fazer o PCR pela saliva”, disse Matheucci.

O incremento de receita serviu para o crescimento da equipe. Nos últimos seis meses, a DNA Consult passou de oito para 19 funcionários e devem dobrar o número nos próximos 12 a 18 meses.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Vinicius Pereira

Compartilhe sua opinião