James Bullard, dirigente do Fed, prevê alta de juros em 2022

Um dos dirigentes do Federal Reserve (Fed), James Bullard, disse nesta sexta-feira que espera a primeira alta da taxa básica de juros no final de 2022. A previsão vai contra a visão majoritária entre o membros da instituição, que preveem o primeiro aumento somente em 2023, conforme mostrou o gráfico de pontos divulgado na última quarta-feira.

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

 

Em entrevista à rede de notícias CNBC, Bullard, que é presidente da distrital de St. Louis do Fed, disse que o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) adotou uma posição mais “hawkish” (mais dura) no encontro deste mês.

Segundo ele, o presidente do Banco Central dos Estados Unidos, Jerome Powell, “abriu oficialmente” o debate sobre o processo de redução de estímulos, conhecido como “tapering”. Com a pandemia chegando ao fim no país, ele considera “natural” que o debate se intensifique.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O dirigente justificou a mudança de postura do Fed com o avanço da inflação, que, de acordo com ele, já era esperado, mas superou as projeções.

Bullard acrescentou que espera contínua melhora do mercado de trabalho, apesar das preocupações com a dificuldade de empresas de encontrarem mão de obra. Para que haja um arrefecimento da escalada dos preços, será necessária mudar a política monetária, na visão dele.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

 

Ele revelou ainda que está “inclinado” a acreditar que o Fed deve acabar com o programa de compra de títulos atrelados a hipotecas. Ele também defendeu que a autoridade precisa oferecer um “bom produto” na área das moedas digitais.

Os comentários de James Bullard, do Fed, desencadearam uma piora no sentimento de risco nos mercados globais. Os futuros atrelados aos principais índices das bolsas dee Nova York aceleraram perdas, enquanto o dólar se fortaleceu ante moedas rivais.

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

   

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião