Balanços da semana

Diretora do Fed diz que banco central está testando dinheiro eletrônico para pesquisas

A presidente do conselho dos diretores do Federal Reserve (Fed), Lael Brainard, informou nesta quinta-feira (13) que o banco central norte-americano está realizando testes com moedas eletrônicas com a finalidade de usar-las em pesquisas. Entretanto, nenhuma decisão oficial foi tomada, já que a emissão da moeda eletrônica depende de outros diretores e oficiais.

Além do trabalho interno do próprio Fed, as equipes de pesquisa do Boston Fed e da universidade Massachusetts Institute of Technology (MIT) estão trabalhando em conjunto em um “esforço de vários anos para construir e testar uma hipotética moeda digital orientada para o uso do banco central”, disse a diretora.

“Os resultados dessa colaboração serão publicadas e qualquer base de código desenvolvida por meio desse projeto será oferecida como software de código aberto para qualquer pessoa usar em forma de experimento”, disse Brainard, de acordo com o texto preparado para entrega em um evento de tecnologia virtual.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Os banqueiros centrais dos EUA demoraram para aceitar a ideia de uma moeda digital, mas o interesse aumentou depois que o Facebook (NASDAQ: FB) propôs sua própria unidade de câmbio para usuários no início do ano. O dinheiro digital pode mudar a forma como a política monetária funciona na economia, bem como acelerar um sistema de pagamentos que permanece lento e oneroso para os consumidores e para muitas outras nações.

Fed busca acelerar os processo de pagamento

Brainard disse que uma equipe de desenvolvedores de aplicativos dos bancos do Fed em Cleveland, Dallas e Nova York está trabalhando com um grupo de política no Conselho do Fed em Washington para estudar “as implicações das moedas digitais no ecossistema de pagamentos, política monetária, estabilidade financeira, bancos, finanças e proteção ao consumidor. ”

Veja também: Fed nega pedido do Goldman Sachs para receber tratamento mais leve

No entanto, Brainard alertou que o Fed  ainda não tomou uma decisão definitiva sobre o processo político que explora a legalidade e a viabilidade da moeda digital com o governo e as partes interessadas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião