Veja 3 dicas para começar a investir em fundos imobiliários

O mercado de fundos imobiliários cresce de forma acelerada no Brasil. Se, em 2016, existiam menos de 100 mil investidores em FIIs, o volume esperado até o fim de 2022 é de cerca de 2 milhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Mas esse movimento merece alguns pontos de atenção. Um deles é o de que muitos investidores de FII iniciantes, no ânimo de começar logo a sua jornada de investimentos, acabam pulando etapas importantes de organização de sua vida financeira e, com isso, acabam encontrando problemas inesperados.

Em sua fala no FIIs Experience, evento promovido pela Suno neste sábado (24), o professor Marcos Baroni, analista CNPI e especialista em fundos imobiliários, explicou que a indústria imobiliária cresceu tanto nos últimos anos que, hoje em dia, o investidor sofre não com a falta, mas com o excesso de informações.

São cerca de 110 gestores e mais de 400 FIIs conhecidos.

“As estratégias acabam se sobrepondo de forma absurda”, ressaltou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/Lead-Magnet-1420x240-1.png

1. Teoria vem antes da prática

O principal problema, segundo Baroni, é a falta de clareza sobre os próprios objetivos e afeições pessoais do investidor.

Em entrevista concedida ao Suno Notícias, ele afirmou que o primeiro passo que deve ser dado pelo investidor que deseja começar a sua jornada no mercado de fundos imobiliários é a conscientização teórica.

“Ele deve buscar, em primeiro lugar, saber a linha editorial em que se sente mais confortável, que sente mais vontade de se aproximar. Pode fazer isso com livros, por exemplo”, disse.

Baroni acredita que o investidor iniciante não deve nem mesmo buscar uma assessoria técnica enquanto não tiver estipulada a tese de investimentos com que mais se identifica.

“Se não, ele fica à deriva do assessor e desprotegido”, disse.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

2. Paciência e sangue frio

Já Luís Stachinni, sócio da Navi Capital, acredita que é importante que o investidor acredite nos fundamentos de seus investimentos em cenários adversos, comuns na vida de qualquer investidor.

“Tenha sangue frio e paciência. Muita paciência. Faça as pesquisas e acredite nos fundamentos do seu investimento”, disse.

O especialista acredita que a segurança na decisão de investimento somente possível com pesquisa constante e estudo, essencial para garantir tranquilidade ao investidor em momentos de agitação de mercado, ajudando-o a fugir de efeitos manada.

Daniel Miraglia, economista chefe do Integral Group, vai na mesma linha, afirmando que o investidor deve segurar os impulsos de mexer desnecessariamente em sua estratégia em momentos de insegurança.

“Deixe o investimento maturar e confie na decisão de investimentos que foi tomada”, disse.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

3. Diversificação nos fundos imobiliários

O último (mas não menos importante) hábito importante para o investidor que está iniciando a sua jornada foi levantado por Marcelo Potenza, analista de equity research do Itaú BBA: a diversificação de portfólio.

“Vale a pena ter um porquinho de tudo, com várias classes de ativos”, disse.

Como exemplo, ele pontuou que o setor ligado a shoppings era um dos mais populares até o final de 2019. Em seguida, com a chegada da pandemia no início de 2020, o setor acabou sendo profundamente afetado e colocou à prova a importância da diversificação nos investimentos.

“Quem só tinha shopping em 2019 sofreu bastante”, afirmou.

O FIIs Experience acontece nos dias 24 e 25 de setembro, no Hotel Tivoli Mofarrej, e reúne especialistas em fundos imobiliários para discussões em diversas mesas. O evento é patrocinado pela Guardian Gestora, Fator, Mauá Capital, TRX Investimentos e Hemisfério Sul Investimentos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Laura Intrieri

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno