Dia: administrador judicial tem 5 dias para de manifestar sobre Daycoval e alienação de bens

O administrador judicial da recuperação judicial (RJ) da rede de supermercados Dia Brasil recebeu cinco dias para analisar a documentação protocolada pela companhia e se manifestar. Isto inclui os pedidos liminares da varejista relativos ao Banco Daycoval e a alienação de bens e equipamentos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

No deferimento ao pedido do Dia, o juiz Adler Oliveira Nobre nomeou a Expertisemais Serviços Contábeis Administrativos para a função. A empresa já protocolou resposta aceitando a função.

O Dia solicitou no protocolo da RJ que a Justiça impedisse o Daycoval de “se apropriar e/ou indisponibilizar quaisquer recursos mantidos em suas contas e aplicações financeiras“. A empresa também pediu que o banco seja multado caso bloqueie acesso livre aos recursos que existam ou venham a ser depositados.

As aplicações financeiras do Dia no Daycoval somam R$ 23,9 milhões em certificado de depósito bancário (CDB). Os advogados do Dia afirmam que esses recursos são relevantes para a manutenção da operação da rede e que o banco já vinha impedindo o resgate da aplicação. Além das aplicações, o Dia possui, de acordo com o pedido de recuperação judicial entregue à Justiça, créditos de contrato de antecipação de recebíveis contra o banco.

A Alvarez & Marsal e o escritório Galdino & Coelho, Pimenta, Takemi e Ayoub assessoram a companhia financeira e juridicamente, respectivamente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Justiça aceita pedido de recuperação judicial do Dia Brasil

O pedido de Recuperação Judicial (RJ) da rede de supermercados Dia Brasil foi deferido pela 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo.

Foi nomeada como administradora judicial a Expertisemais Serviços Contábeis e Administrativos. Por meio da representante Eliza Fazan, a empresa já aceitou a nomeação.

O juiz Adler Oliveira Nobre determinou que o plano de recuperação judicial deve ser apresentado no prazo de 60 dias. Depois disso, haverá ainda 30 dias para possíveis objeções.

O prazo para habilitações ou divergências aos créditos relacionados pela devedora é de 15 dias a contar da publicação do edital da recuperação.

Rede de supermercados Dia e a recuperação judicial no Brasil

A operação brasileira da rede de supermercados Dia entrou nesta quinta-feira (21) com um pedido de recuperação judicial, com o objetivo de “tentar superar a sua atual situação econômica e financeira”, segundo comunicado pela companhia. A dívida da empresa é estimada em mais de R$ 1 bilhão.

O decisão pelo pedido de recuperação judicial do Dia veio uma semana depois que a companhia anunciou o fechamento de 343 supermercados e 3 centros de distribuição no Brasil, permanecendo apenas em São Paulo, após cerca de 23 anos atuando no país.

“Desde a sue chegada ao Brasil, em 2001, o Grupo Dia tem realizado um forte investimento e esforço no país que não obteve o retorno esperado, persistindo em perdas recorrentes, situação que finalmente levou à decisão de optar pelo referido processo de recuperação judicial como um potencial estabilizador da situação do Dia Brasil”, escreveu a empresa em comunicado.

Ainda de acordo com a varejista, o pedido de recuperação judicial limita-se exclusivamente à operação brasileira e, portanto, não impacta a situação financeira da Espanha e da Argentina, “onde o Grupo Dia alcançou atualmente uma posição relevante com uma estratégia focada na distribuição local de alimentos”.

Grupo anunciou fechamento de 343 lojas no Brasil

No último dia 14 de março, a empresa anunciou o fechamento de 343 lojas e três armazéns, permanecendo apenas em São Paulo. O movimento faz parte do processo de reestruturação de sua operação no Brasil.

Em comunicado enviado à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNNV), agência reguladora espanhola, e assinado por Guillaume Marie Didier, diretor financeiro do Grupo Dia, a empresa informou que a medida foi tomada em função dos “persistentes resultados negativos do Dia Brasil”. “São lojas de baixo desempenho”, escreveu.

Também em nota à imprensa, a companhia afirmou que estava ajustando o número de lojas no Brasil para focar na região de São Paulo, onde concentra sua operação e continuará operando 244 unidades.

Em agosto do ano passado, o Grupo Dia anunciou sua saída de Portugal, onde vendeu quase 500 unidades para se concentrar em seus mercados principais. Em fevereiro deste ano, o grupo reduziu seu prejuízo líquido anual para 30 milhões de euros, ante prejuízo de 124 milhões de euros registrado em 2022.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião