Ícone do site Suno Notícias

Defesa de Lula apresenta novo pedido de liberdade ao STF

Defesa de Lula apresenta novo pedido de liberdade ao STF

Defesa de Lula apresenta novo pedido de liberdade ao STF

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou nesta quarta-feira (7) um novo habeas corpus do petista ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

O pedido de liberdade de Lula foi solicitado após o anúncio de que o ex-presidente será transferido. A juíza federal Carolina Lebbos autorizou a transferência da sede da Superintendência da Polícia Federal de Curitiba para um presídio em São Paulo.

O ex-presidente será encaminhado ao presídio de Tremembé, no interior de São Paulo.

A defesa do ex-mandatário não desconsiderou a possibilidade de que o habeas corpus seja negado. Nesse caso, os advogados solicitam que a transferência para o presídio de Tremembé não ocorra.

Se o pedido de suspensão da transferência também for negado, a defesas requer que o ex-presidente fique em uma sala de Estado-Maior.

“Requeremos naquela mesma petição de 08/07/2019 que na hipótese de ser acolhido o pedido formulado pela Superintendência da Policia Federal de Curitiba, fossem requisitadas informações de estabelecimentos compatíveis com Sala de Estado-Maior, com a oportunidade de prévia manifestação da Defesa”, comunica a defesa em nota.

Saiba mais: Lula tem transferência confirmada para presídio de Tremembé

A penitenciária de Tremembé, para onde Lula será transferido, é conhecida por abrigar pessoas que que cometeram crimes de grande repercussão. Entre eles, Alexandre Nardoni, Mizael Bispo, Lindenberg Alves e Carlos Hasegawa.

Transferência do ex-presidente

Em 2018, a PF informou que a prisão petista custava R$ 300 mil mensais à corporação. Dessa forma, a Polícia Federal solicitou que Lula cumprisse pena em outro lugar.

Além disso, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, também pediu que a mudança de Lula da cidade. Isso ocorreu pois, segundo ele, a chegada do ex-presidente causou diversos transtornos na cidade.

Por outro lado, o Ministério Público Federal (MPF) se mostrou contra o pedido da transferência de Lula. O argumento utilizado foi de que a ele só poderia mudar de local após o fim da instrução criminal nas ações penais.

Condenação de Lula

O ex-presidente foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva e cumpre pena desde abril de 2018 na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Os casos que envolvem o ex-presidente Lula são: “Triplex do Guarujá” e o da “Lava-Jato” (que ainda está em operação).

Sair da versão mobile