Presidente da CVM é primeiro brasileiro a ingressar no comitê de governança da OCDE

João Pedro Nascimento, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), acaba de ingressar no extended Bureau do Comitê de Governança Corporativa na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Essa é a primeira vez que um brasileiro ocupa o cargo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

O comitê é responsável por conduzir os trabalhos de um fórum que tem o objetivo de definir princípios e orientações gerais em temas de governança corporativa. É composto por membros do G20 e demais países relacionados à OCDE.

O extended Bureau é novidade na OCDE, e está aberto a associados não-membros do comitê. Com a nomeação de Nascimento, o Brasil se junta aos outros seis países na liderança do comitê: Espanha, Estados Unidos, Grécia, Israel, Itália e Turquia.

“Será uma oportunidade ímpar para debater assuntos, trocar experiências e colaborar para o aperfeiçoamento de práticas de governança corporativa e outros temas relacionados ao mercado de capitais“, disse Nascimento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Brasil se junta a outros seis países

A escolha aconteceu após a submissão de candidatura, em outubro de 2022, em Marrakesh, no Marrocos, em reunião da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO). E, em novembro deste ano, em votação ocorrida no âmbito de plenária da OCDE, em Paris, na França, o presidente da CVM foi selecionado.

A partir de agora, o Brasil se junta aos outros seis países na liderança do comitê: Espanha, Estados Unidos, Grécia, Israel, Itália e Turquia. A busca por integrar a OCDE é uma demanda antiga da diplomacia brasileira, que teve destaque durante o governo Michel Temer, mas se complicou durante a atual gestão do presidente Jair Bolsonaro, devido a fortes resistência da França por divergências políticas e ambientais.

Agora, com o ingresso no comitê, Nascimento destaca que o Brasil terá mais mais abertura e maior influência em pautas de cooperação internacional.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

“Esta posição é um reconhecimento ao trabalho coletivo que é conduzido pela nossa gestão e, também, uma demonstração da forte tradição da CVM em temas de Direito Societário e Governança Corporativa”, frisa.

Entenda o que é a OCDE

A OCDE é a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, sendo um grupo constituído por 35 países, cujo objetivo é alinhar e discutir estratégias econômicas que beneficiem as nações participantes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

A organização engloba países de diversos continentes e culturas que visam um benefício comum, desenvolvimento econômico. Trata-se de uma organização internacional é responsável pela administração de centenas de milhões de dólares, tendo elevada importância no cenário global.

Assim, a OCDE visa uma maior integração junto aos países desenvolvidos na economia internacional.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Tags
Janize Colaço

Compartilhe sua opinião