Crise demanda mais reservas globais por instituições multilaterais, diz Yellen

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou nesta quarta-feira (24) que a vacinação é crítica para a recuperação do nível de atividade no país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Yellen ressaltou que as instituições financeiras nos Estados Unidos estão “mais saudáveis hoje” devido sobretudo às ações emergenciais adotadas pelo governo americano e pelo Federal Reserve (Fed) para ajudar a mitigar a recessão provocada pela pandemia do coronavírus (covid-19).

Além disso, a secretária destacou em audiência no Senado que a crise atual demanda mais reservas globais por instituições multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI).

“O aumento do montante de SDRs sigla em inglês para Direitos Especiais de Saques, uma reserva suplementar internacional criada pelo FMI pelo FMI ajudará a alocar mais recursos para países com baixa renda”, comentou a secretária do Tesouro.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Janet Yellen ainda afirmou que “é importante reguladores terem atenção sobre riscos administrados pela BlackRock e outras firmas.”

O comentário foi feito como resposta a pergunta da senadora democrata Elizabeth Warren, na qual questionou “de forma hipotética, o que aconteceria à economia do país se a BlackRock, que administra perto de US$ 9 trilhões em ativos”, enfrentasse sérios problemas e eventualmente quebrasse.

“Riscos enfrentados por assets são diferentes dos enfrentados por bancos”, acrescentou Yellen.

Risco de inflação é pequeno, administrável e temporário, diz Yellen

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou recentemente que enxerga um risco pequeno para inflação no país. Além disso, caso se materialize, é administrável e temporário.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

“Os preços caíram muito no ano passado, com a pandemia, e devem aumentar no movimento de recuperação econômica, mas esse choque de inflação é passageiro”, comentou a Yellen em entrevista para a emissora ABC.

A indicada do presidente Joe Biden falou que a chance de o país atingir um estado de inflação descontrolada, como aconteceu na década de 1070, é quase zero. “Nós temos uma expectativa de inflação bem ancorada, um Federal Reserve (Fed) atuante e que já aprendeu a lidar com isso no passado”, afirma.

“Vamos ficar monitorando a economia, e se a inflação acontecer, temos as ferramentas para corrigir o curso”, disse Yellen.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião