Criptomoedas: FMI estuda apoiar ‘resposta apropriada’ de governos

Visando políticas eficazes para as criptomoedas, o Fundo Monetário Internacional (FMI) discutiu um paper sobre o tema no dia 8 de fevereiro dentro do seu Conselho Executivo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A questão que envolve as criptomoedas e criptoativos foi comunicada nesta quinta-feira (23).

Segundo a entidade, a intenção é fornecer diretrizes para que os países possam adotar “política apropriada” para lidar com esses ativos.

O FMI lembra que há um esforço entre autoridades para estabelecer politicas eficazes para lidar com os criptoativos, em meio a algumas falências no setor e ao colapso de certos criptoativos.

O Fundo defende que se faça algo para lidar com a situação e menciona elementos que considera importantes para se desenvolver uma resposta “abrangente, consistente e coordenada” ao tema.

Entre as prioridades estão “salvaguardar a soberania monetária e fortalecer marcos da política monetária“, sem tornar os criptoativos uma moeda oficial ou legal.

Também é sugerido que se evite a volatilidade excessiva nos fluxos de capital e se mantenha a eficácia das medidas de gerenciamento de fluxo de capital.

O FMI defende ainda que se analise os riscos fiscais e se adote um tratamento tributário “sem ambiguidades” em relação aos criptoativos, além de estabelecer certeza legal para os criptoativos e lidar com os riscos legais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

FMI recomenda requerimento de monitoramento para criptomoedas

O FMI ainda nota que o paper recomenda que se desenvolvam requerimentos de monitoramento, prudenciais e de conduta para os atores nesse segmento.

Também o estabelecimento de um marco de monitoramento conjunto entre diferentes agências e autoridades domésticas, bem como acordos de cooperação internacional para garantir a supervisão e a regulação.

O FMI cita ainda a importância de que sejam monitorados os impactos dos criptoativos sobre a estabilidade do sistema monetário internacional, enquanto se fortalece a cooperação para desenvolver infraestruturas digitais e soluções alternativas para pagamentos para além das fronteiras nacionais.

Segundo o FMI, a adoção dessas medidas pode ajudar a mitigar mais os riscos trazidos pelas criptomoedas, enquanto se garantem os potenciais benefícios da inovação tecnológica associada a ele. O comunicado diz ainda que os diretores executivos saudaram a oportunidade de discutir a questão, enfatizando sua importância, e também defenderam uma abordagem coordenada para lidar com ela.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião