CPFL Energia negocia com a State Grid a compra da CPFL Renováveis

A CPFL Energia (CPFE3) divulgou um fato relevante com informações referentes à um memorando de entendimentos vinculante celebrado com a sua controladora, a empresa chinesa State Grid.

No documento, está expressa a intenção da compra da totalidade da participação da chinesa na CPFL Energias Renováveis (CPRE3).

A negociação objetiva que a CPFL Energia passe a deter grande parte da CPFL Energias Renováveis. Desta forma, uma parcela pequena da produtora de energia limpa deve ficar com acionistas minoritários.

De acordo com a empresa de energia que deve comprar o segmento de energias renováveis, caso a operação venha a se concretizar, a medida evita a necessidade da CPFL Energia emitir novas ações, e consequentemente descumprir com o regulamento do Novo Mercado.

O fato relevante observa que a State Grid já “declarou que aceita vender as ações a um preço R$ 16,85 cada”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Condições da compra

De acordo com a CPFL Energia, as condições da operação são:

  • que a operação está sujeita à conclusão bem sucedida da oferta. Tendo em vista que a compradora pretende usar até a totalidade dos recursos líquidos obtidos com a fatia primária da oferta, para financiar a aquisição;
  • que a operação está sujeita à aprovação pelos órgãos competentes de cada parte;
  • que o valor a ser pago pela totalidade das ações de emissão da CPFL Energias Renováveis, detidas pela State Grid, será negociado e determinado de maneira independente pelas empresas envolvidas na negociação.

Com a novidade, as ações da companhia na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) subiam 3,09% a R$ 30,00 no fim do pregão.

Clique aqui e confira o fato relevante na íntegra.

Saiba mais – Empresas chinesas avaliam adentrar mercado de capitais do Brasil

CPFL Energia deve distribuir dividendos

O Conselho de Administração da CPFL Energia anunciou a aprovação da adoção de uma política de distribuição de dividendos.

De acordo com a empresa, no mínimo 50% do lucro líquido ajustado deve ser repassado aos acionistas na forma de dividendos anualmente.

A companhia de energia também informou que a política de dividendos “estabelece os fatores que influenciarão nos valores das distribuições, dentre os quais destacam-se:

  • a condição financeira da sociedade anônima;
  • suas perspectivas futuras;
  • as condições macroeconômicas;
  • revisões e reajustes tarifários;
  • mudanças regulatórias;
  • e a estratégia de crescimento da CPFL Energia”.
Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião