Coronavoucher: governo divulga datas de pagamentos de novas parcelas

O Governo Federal anunciou as novas datas de pagamento das parcelas do auxílio emergencial, o “coronavoucher”, nesta sexta-feira (17). A divulgação foi realizada por meio do Ministério da Cidadania.

O coronavoucher foi criado em março deste ano por conta da pandemia de coronavírus que obrigou empresas a fecharem diversos postos de trabalho. No início, o benefício duraria apenas três meses. O amparo é destinado aos cidadãos que não possuem emprego formal.

Os beneficiários que se inscreveram no programa por meio do site e do aplicativo da Caixa, além daqueles que fazem parte do Cadastro Único, mas não recebem o Bolsa Família, terão direito aos pagamentos das novas parcelas.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Para os trabalhadores que pertencem ao grupo do Bolsa Família, os pagamentos seguem o calendário original do programa. Ou seja, acontece nos últimos dez dias úteis do mês, seguindo a ordem do dígito final do benefício.

Quem recebeu a primeira parcela do coronavoucher em abril, e já teve acesso a terceira parcela, terá o dinheiro da quarta parcela depositado em conta poupança da Caixa entre 22 de julho e 26 de agosto, de acordo com o mês de aniversário. Já o saque começará a ser liberado no 25 de julho e terá como data limite o dia 17 de setembro.

coronavoucher
Calendário da 4ª parcela do auxílio emergencial (Foto: reprodução Diário Oficial da União)

A quinta parcela do pagamento do auxílio emergencial será depositada na conta dos cidadãos que tiverem direito entre 28 de agosto e 30 de setembro, também seguindo a regra do mês de nascimento. Os saques serão disponibilizados entre os dias 19 de setembro e 27 de outubro.

coronavoucher
Calendário de pagamentos e saque em dinheiro do coronavoucher (foto: reprodução DOU)

As novas datas publicadas pelo Ministério da Cidadania englobam os pagamentos até a quinta parcela, de beneficiários que se inscreveram no programa até o dia 2 de julho, deadline para inscrição, e tiveram suas inscrições aprovadas.

Quem tem direito ao benefício?

Recentemente, a Caixa Econômica informou que estava tendo problemas com pessoas que não tinham direito ao benefício e estavam requerendo o auxílio.

Em seu site, a Caixa destaca que para solicitar o benefício o cidadão deve ter mais de 18 anos (com exceção de mãe com menos de 18) e atender a todos os seguintes requisitos:

  • Primeiramente, o cidadão deve estar desempregado ou exercer atividade na condição de:
  • – Microempreendedores individuais (MEI);
  • – Contribuinte individual da Previdência Social;
  • – Trabalhador Informal.

Além disso, para obter o coronavoucher o cidadão deve pertencer à família cuja renda mensal por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo, que equivale a R$ 522,50, ou cuja renda familiar total seja de até 3 salários mínimos, equivalente a R$ 3.135,00.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião