Coronavírus: Primeiro caso pode ter surgido em outubro de 2019 na China

O coronavírus pode ter surgido na China em outubro de 2019, dois meses antes de o primeiro caso ser oficialmente identificado em Wuhan, segundo um novo estudo noticiado nesta sexta-feira pela agência de notícias Reuters.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Realizado na Universidade de Kent, no Reino Unido, o estudo estima que o Sars-CoV2 tenha surgido pela primeira vez entre o começo de outubro e meados de novembro de 2019. A informação foi publicada em artigo do jornal científico PLOS Pathogens.

A data provável do surgimento do coronavírus é 17 de novembro de 2019, segundo estimativa dos pesquisadores. O vírus teria se espalhado globalmente em janeiro de 2020. O primeiro caso oficial na China data de dezembro de 2019, e teria relação com um mercado de Wuhan, chamado Huanan.

Apesar disso, alguns dos primeiros casos não estavam relacionados com este local, indicando que a doença já teria circulado antes de chegar ao mercado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Estudo mostra casos de coronavírus antes de Wuhan

Um estudo publicado conjuntamente pela China e pela Organização Mundial de Saúde no final de março mostrou que poderiam haver ocorrido casos de infecção humana antes da contaminação em Wuhan.

De acordo com a Reuters, um estudo divulgado nesta semana, de Jesse Bloom do Fred Hutchinson Cancer Research Center, em Seattle, recuperou dados de sequenciamento genético dos primeiros casos de coronavírus na China.

Estes dados mostraram que as amostras de Huanan não eram representativas do SARS-CoV-2 como um todo, e que existia uma variação prévia circulando em outras partes da China.

O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos disse à Reuters que as amostras usadas no estudo foram submetidas ao Sequence Read Archive (SRA) em março de 2020, e depois excluídas a pedido de pesquisadores chineses. Críticos dizem que a exclusão seria uma evidência de que a China estaria tentando encobrir as origens do coronavírus.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/05/Banner-Noticias-1000x325-23-1.jpg

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião