Coronavírus: OMS estima que haverá milhões de doses da vacina ainda neste ano

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está otimista quanto a produção de milhões de doses de uma vacina contra o coronavírus (Covid-19) ainda neste ano. As informações são da agência “Reuters” e foram divulgadas nesta quinta-feira (18).

De acordo com informações da agência, a OMS estaria traçando planos para poder decidir quem irá receber as vacinas nas primeiras levas. Os rumores são de que os profissionais da linha de frente, tais como médicos, enfermeiros e pessoas que trabalham em lugares onde a transmissão pode ocorrer de forma mais rápida (prisões e casas de repouso), teriam prioridade.

“Estou esperançosa, estou otimista. Mas o desenvolvimento de vacinas é uma empreitada complexa, ele envolve muita incerteza”, afirmou a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan. “O bom é que temos muitas vacinas e plataformas, então, se a primeira fracassar ou se a segunda fracassar, não deveríamos perder a esperança, não deveríamos desistir”, acrescentou.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Aproximadamente dez vacinas, de diferentes laboratórios e países, estão sendo testadas em humanos. A esperança é de que alguma delas ainda seja disponibilizada neste ano. A pandemia de coronavírus já matou 440 mil pessoas no mundo e infectou mais de oito milhões. No Brasil, há 961 mil casos confirmados e 46679 mortes causadas pela doença.

Laboratório brasileiro ‘Farmacore’ testa vacina contra o coronavírus

O laboratório brasileiro Farmacore, em parceria com a norte-americana PDS Biotechnology, irá testar uma vacina experimental produzida para combater o coronavírus. As foram publicadas pelo jornal “Valor Econômico” na manhã desta quinta-feira (18).

Veja também: Coronavírus: OMS suspende novamente testes com hidroxicloroquina

O financiamento da primeira fase de testes da vacina contra o coronavírus deverá ser feito pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. De acordo com informações do jornal, a pasta afirmou, no entanto, que este apoio ainda está sendo discutido. Além disso, o ministério informou que se esse apoio for confirmado será apenas para a produção do lote piloto.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião