Coronavírus: Gol (GOLL4) usa inteligência artificial para tentar reduzir perdas

A Gol (GOLL4) anunciou que em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que vem prejudicando o setor aéreo, a empresa irá se utilizar de seus investimentos tecnológicos, que sustentaram a ocupação das aeronaves perto de 80%, com a finalidade de reduzir suas perdas. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (9) pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.

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O setor aéreo está no ranking dos mais prejudicados pela pandemia, com a demanda por voos nacionais caindo mais de 90% em abril e atualmente em queda de 60% no número de passageiros, em comparação anual. Diante disso, a Gol, aproveita seu banco de dados para otimizar a ocupação das aeronaves.

Seu sistema de inteligência artificial fez com que o uso dos aviões ficasse perto de 80% mesmo em abril, sendo o pior mês enfrentado pelo setor. No mundo, a taxa média de ocupação das aeronaves no segmento doméstico estava em 64,2% em agosto, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo.

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Tal como seus concorrentes, a companhia deixou aviões no solo. Contudo, os que voavam, estavam cheios. Mesmo assim, os custos de operação seguiam elevados, a área chegou a queimar R$ 6 milhões por dia, em abril.

O Gol Labs

Diante de seus investimentos em tecnologia e inovação, em 2018, a empresa criou o Gol Labs, laboratório de inovações que tem governança separada da equipe de tecnologia da própria companhia.

O objetivo é alavancar a cultura de inovação em todas as áreas. “Os projetos precisam gerar satisfação do cliente, trazer receita ou reduzir custos”, declarou o vice-presidente comercial e de marketing da Gol, Eduardo Bernardes.

Ao passo que a pandemia da covid-19 impulsionou as inovações que a empresa vinha buscando. Antes, entre 70% e 75% dos check-ins eram feitos pelos canais digitais. Na pandemia, o autoatendimento chegou a 90% em alguns aeroportos. A empresa trouxe ainda novas soluções para o período de crise, como o check-in via WhatsApp.

Gol Online

Além disso, a Gol, em 2016, apostou que seus passageiros iriam preferir aproveitar o entretenimento a bordo em aparelhos pessoais, como notebooks, tablets e celulares.

Considerando o custo de manutenção dos equipamentos na aeronave e o peso extra, a aérea optou por não colocar monitores em seus aviões. Quem quisesse se distrair, teria de se conectar ao sistema Gol Online, que conta com canais de TV ao vivo, filmes, séries e pacotes de acesso à internet. Alguns serviços são pagos outros não.

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Apesar da companhia não divulgar seu faturamento com o sistema, o Gol Online já foi acessado por 15 milhões de passageiros. Atualmente, para diminuir o risco de contaminação pelo coronavírus, as concorrentes também estão  desligando suas telas.

Diante disso, as ações da Gol, negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), por volta das 15h16 desta segunda-feira estavam cotadas a R$ 20,55, em alta de 17,09%.

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Rafaela La Regina

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