Copel (CPLE3): Mercado fio tem redução de 2,8% no 3T20

A Companhia Paranaense de Energia – Copel (CPLE3; CPLE5; CPLE6), divulgou nessa sexta-feira (23), suas prévias operacionais do terceiro trimestre desse ano. De acordo com o documento, o mercado fio do braço de distribuição, que inclui os mercados cativo e livre e de suprimento a concessionária e permissionárias no Estado, reportou um recuo de 2,8% na energia vendida no trimestre encerrado em setembro, na comparação anualizada.

Além disso, a Copel informou que a venda de energia para consumidores livres teve um avanço de 0,7% no terceiro trimestre desse ano, chegando a 2,476 GWh. O mercado cativo, por sua vez, caiu 4,8%, para 4.445 GWh no período.

Segundo a companhia paranaense, o consumo total avançou 0,3% em setembro, em um movimento que “indica uma tendência positiva, recuperando-se para os níveis anteriores à pandemia, após quedas mensais sucessivas”.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

A Copel ainda salientou que o resultado foi puxado pelos resultados negativos dos meses de julho e agosto, decorrentes, principalmente, da redução da atividade econômica em diversas áreas, em meio aos  efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), parcialmente compensada pelo aumento do consumo da classe residencial e rural.

Em relação a classe residencial, o documento aponta que essa consumiu 1.878 GWh no terceiro trimestre, o que representa um avanço de 5,7%.

A classe industrial, por sua vez, teve uma queda de 12,4% no trimestre finalizado em setembro, ficando em 574 GWh, devido a forte redução do consumo de energia das indústrias e da migração de clientes para o mercado livre, de acordo com a companhia.

A classe comercial consumiu 909 GWh entre julho e setembro desse ano, o que indica uma queda de 16,1% em comparação com 2019. Assim como os outros, o resultado do segmento também foi influenciado pela pandemia do novo coronavírus.

A companhia reportou que no segmento rural, houve um aumento de 2,9% no consumo de energia, alcançando 537 GWh. Apesar dos efeitos da pandemia, o resultado reflete o bom desempenho do agronegócio no Paraná, de acordo com o documento.

Última cotação da Copel

As ações da Copel, negociadas na B3, sob o ticker ‘CPLE6’, fecharam o pregão na última sexta-feira, em alta de 0,11%, cotadas a R$ 66,29.

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião