Controladora da Gol (GOLL54) sinaliza interesse em IPO nos Estados Unidos; entenda
|
A holding controladora da companhia aérea Gol (GOLL54), Abra, anunciou nesta quarta-feira (15) que estuda realizar uma oferta pública inicial de ações nos Estados Unidos. De acordo com o comunicado, a intenção é enviar à SEC, órgão regulador norte-americano, um pedido confidencial prévio para avaliar a viabilidade de um IPO.

A Abra destacou que a realização de uma eventual transação dependerá de fatores de mercado favoráveis e da aprovação da SEC. O anúncio surge um dia após a Gol anunciar o fechamento de capital na bolsa brasileira.
O grupo que controla a Gol também é dono da companhia aérea sul-americana Avianca. Com isso, a holding busca expandir a presença em mercados internacionais, em meio a um processo de reorganização financeira.
Por que a Gol (GOLL54) vai fechar capital no Brasil?
A proposta de fechamento de capital da Gol (GOLL54) ocorre em meio à reorganização do grupo após a recuperação judicial nos Estados Unidos, conhecida como Chapter 11.
Atualmente, o Grupo Abra, que também controla a Avianca, detém cerca de 99% da companhia, restando apenas 0,08% do capital em circulação.
O movimento faz parte de uma reestruturação societária e financeira da Gol, envolvendo a incorporação entre empresas do grupo e uma oferta pública de aquisição (OPA) para comprar a fatia ainda pertencente a minoritários.
Segundo o comunicado divulgado pela Gol (GOLL54), o objetivo é simplificar a estrutura corporativa e concentrar todas as atividades em uma única empresa operacional. Para o mercado, a atenção agora está nos impactos e direitos dos acionistas que ainda possuem ações da companhia.