Controladora da Fiat investirá até US$ 150 milhões em startup para produzir “carro voador”

A Stellantis, empresa controladora da Fiat, Chrysler, RAM e de outras marcas conhecidas no setor automotivo, anunciou uma parceria com a Archer Aviation, para produzir um “carro voador” totalmente elétrico.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Inicialmente, a Stellantis fechou um contrato com a startup Archer Aviation em 2020. Agora, ela estende a parceria em prol do desenvolvimento de um “carro voador” eVTOL.

O acordo prevê que a Stellantis invista até US$ 150 milhões na Archer no período de dois anos.

O “carro elétrico voador” que poderá ser desenvolvido na parceria levará o nome de Archer Midnight. Com isso, a Stellantis se tornaria a fabricante exclusiva do veículo.

“Essa parceria única no setor de mobilidade aérea urbana aproveitará os respectivos pontos fortes e competências de cada empresa para levar a aeronave Midnight ao mercado”, afirma a Stellantis.

A Archer Aviation vai contribuir trazendo sua equipe de eVTOL de classe mundial, trem de força elétrico, assim como especialistas em certificação.

Já a Stellantis vem com sua tecnologia e “experiência de manufatura avançada, pessoal experiente e capital para a parceria”, afirma.

Com o objetivo de iniciar a produção de forma massiva do novo “carro voador” em 2024, uma parcela do capital que vai ser investido na Archer tem como intuito construir as instalações necessárias ao projeto em Covington, uma cidade situada na Geórgia, EUA.

“Aprofundar a parceria com a Archer como um investidor estratégico com planos de aumentar nossa participação demonstra como a Stellantis está ultrapassando os limites para fornecer liberdade sustentável de mobilidade, das ruas e rodovias aos céus”, afirma o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.

Tavares acredita que apoiar a Archer Aviation nessa fabricação é “outro exemplo de como a Stellantis liderará a maneira como o mundo se move”.

Além de Fiat, Chrysler e RAM, a Stellantis também é controladora das marcas Peugeot, Alfa Romeu, Jeep, Citroën, Dodge, Maserati, DS Automobiles, Lancia, Vauxhall e Opel.

“Carro voador” da Stellantis

O novo projeto do “carro voador” da Stellantis busca ganhar mercado no segmento de táxi aéreo, que vem constantemente crescendo com produtos inovadores em diferentes empresas.

No caso do Archer Midnight, a proposta é trazer uma espécie de aeronave eVTOL, ou seja, um veículo de pouso e decolagem vertical.

Além do CEO da Stellantis, o fundador da Archer, Adam Goldstein, também tem perspectivas bastante positivas em relação ao novo projeto.

“O reconhecimento contínuo da Stellantis pelo progresso da Archer em direção à comercialização e o compromisso de recursos significantes para construir a aeronave Midnight conosco, coloca a Archer em uma posição forte para ser a primeira no mercado”, afirma.

As empresas pretendem construir um “carro voador” com capacidade de transportar 5 pessoas, comportando uma carga total de 454 quilogramas.

Além disso, a aeronave foi projetada com o intuito de realizar viagens curtas entre 30 km e 80 km e alcançar uma velocidade máxima de até 240 km/h, tendo um tempo de carregamento de cerca de 10 minutos.

Até o ano de 2025, o objetivo da Stellantis é produzir 250 unidades do “carro voador” e dobrar essa quantia até 2026. A estimativa é chegar no ano de 2027 produzindo 650 aeronaves e entregar 6 mil delas até o final de 2030.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião