Congresso está comprometido com capitalização da Eletrobras (ELET3), diz Pacheco

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), declarou nesta terça-feira (2) em conversa com banqueiros que o Congresso está comprometido com a capitalização da Eletrobras (ELET3). As informações são do Valor Econômico.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Durante café da manhã com representantes da Febraban, Pachecou ressaltou ainda ser necessário “mudar a narrativa” da privatização da Eletrobras.

Além disso, o senador reforçou estar comprometido com a PEC Emergencial, o pacto federativo e as reformas tributária e administrativa.

Ao falar sobre a PEC Emergencial, prevista para ser votada na quarta-feira (3), o presidente do Senado garantiu que as contrapartidas fiscais serão respeitadas.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A desvinculação orçamentária de saúde e educação foi retirada, no entanto, foram preservados “outros institutos”, com a finalidade de garantir que o pagamento de mais quatro parcelas de auxílio emergencial seja realizado com responsabilidade fiscal.

MP da Eletrobras é alvo de 570 emendas em dois dias

Após a medida provisória para a privatização da Eletrobras ser levada ao Congresso na última semana, em cerca de dois dias desde a abertura para a proposição de emendas ela possui cerca de 570 propostas de alterações, de acordo com o Valor Econômico, o que deve desafiar a articulação política do governo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

As alterações na MP da companhia vão desde sugestões como a proposta realizar um referendo nacional para decidir sobre o futuro da companhia, sugerida por partidos da esquerda, como a retirada da golden share da modelagem de privatização, sugerida pelo Partido Novo.

Existem ainda iniciativas que tiram a destinação de recursos ao Governo Federal após a privatização, como a do deputado Kim Kataguiri, que propõe que 100% do dinheiro levantado seja destinado à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Última cotação

As ações da Eletrobras estavam nesta terça-feira, por volta das 16h28, a R$ 31,23, em uma queda de 0,98%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

 

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião