Confira o calendário de reuniões do Copom em 2021, divulgado pelo BC

O Banco Central (BC) divulgou nessa segunda-feira (22) o calendário referente às reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em 2021.

O Copom está diretamente relacionado com a política monetária do Brasil, e é responsável por definir a meta da Taxa Selic e divulgar o Relatório de Inflação.

O órgão possui oito reuniões por ano, e com um intervalo de mais ou menos 45 dias entre cada uma. Geralmente as dinâmicas das reuniões são representadas em dois dias.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

Confira as as datas das reuniões em 2021:

  • 19 e 20 de janeiro;
  • 16 e 17 de março;
  • 4 e 5 de maio;
  • 15 e 16 de junho;
  • 3 e 4 de agosto;
  • 21 e 22 de setembro;
  • 26 e 27 de outubro;
  • 7 e 8 de dezembro.

Sobre as atas das reuniões, a autoridade monetária destacou que serão publicadas às 8h de cada terça-feira posterior as conferências, com exceção da reunião de outubro, cuja ata será divulgada na quarta-feira da semana posterior a reunião devido ao feriado de 2 de novembro.

Copom corta taxa de juros em 0,75% e Selic vai para 2,25%

O Comitê de Política Monetária  do Banco Central decidiu em de foma unânime cortar a taxa básica de juros (Selic) em 0,75%. Com o novo corte da última quarta-feira (17) a taxa caiu para 2,25% ao ano, uma nova mínima histórica.

Esse corte era esperado pelo mercado. Na última segunda-feira (15), os especialistas do mercado financeiro, responsáveis pela elaboração do Boletim Focus, confirmam sua previsão para a Selic em 2,25% até o final do ano.

Veja também: Selic a 2,25% após novo corte do Copom rende menos que FGTS

A decisão do Banco Central foi tomada em um momento de forte contração do nível de atividade da economia no Brasil e no mundo, provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O corte da taxa de juros aumenta a liquidez nos mercados para tentar sustentar a demanda e limitar a queda no Produto Interno Bruto (PIB).

No documento que acompanhou a decisão, o Copom salientou como inflação esteja abaixo da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião