Como o Nubank (ROXO34) quase ‘extinguiu’ o trabalho presencial

A Nubank (ROXO34) praticamente extinguiu o trabalho presencial no Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Desde a pandemia, o Nu foi em busca de um modelo de trabalho que mantivesse a produtividade, ao mesmo tempo que agradasse os colaboradores.

Chamado de “Nu Way of Working” (“jeito Nu de trabalhar”) o formato consolidou o home office para os colaboradores do banco digital, com foco em produtividade e engajamento dos times.

“Agora, nosso modelo de trabalho funciona em ciclos de 2 meses: a cada 7 semanas trabalhadas em casa, 1 semana será trabalhada no escritório”, explica uma publicação no blog do banco, de junho de 2022 e atualizada neste fevereiro.

O modelo adotado pela empresa atualmente implementou o trabalho remoto quase que integralmente, seguindo métricas de entregas e engajamento coesos com a “evolução dos resultados do banco”, diz o texto.

Segundo a Vice-presidente de Recursos Humanos do Nubank, Suzana Kubric, a frequência do trabalho presencial pode variar de acordo com cada time e está focado em ter “trocas relevantes”

“Hoje, nossos times trabalham, em média, 7 semanas remotamente, e uma semana no escritório, em ciclos específicos para cada equipe”, conta Kubric em artigo do banco.

O RH explica que a frequência mínima estabelecida é de uma semana presencial por trimestre, mas na sua área ficou decidido que se reunirão no escritório uma vez a cada dois meses para “fortalecer as relações e atuar de forma mais integrada entre as áreas que têm inúmeras interdependências.”

De acordo com Kubric, para desenhar o projeto de trabalho à distância, a equipe fez uma extensa pesquisa interna e de mercado para levantar prós e contras de cada modelo.

“De que adianta exigir que o profissional compareça tantos dias por semana, se ele não for ter trocas relevantes?”, questiona a VP de RH.

Além disso, a assessoria do banco ressalta que os nubankers que desejarem ir trabalhar presencialmente fora das semanas combinadas também têm essa possibilidade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Como é trabalhar no Nubank (ROXO34)?

Atualmente os “Nubankers”, apelido para quem trabalho no banco, só precisam ir uma vez a cada dois ou três meses presencialmente.

Os times se reúnem presencialmente nos escritórios em São Paulo, com sede no bairro de Pinheiros. O edifício inclusive é aberto para visitação do público.

Nos encontros presenciais, a equipe dá preferência a realizar planejamentos estratégicos e reuniões, momentos que são mais eficientes e produtivos no modo presencial.

O calendário da semana de ida ao escritório é anunciado anualmente para que os colaboradores se programem para estarem presentes e depois confirmado semestralmente. Caso aconteça alguma mudança, o Nubank se compromete de avisar os colaboradores com pelo menos dois meses de antecedência.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião