Balanços da semana

UE vai emitir 250 bilhões de euros em títulos verdes até o fim de 2026

A Comissão Europeia informou na terça-feira (07) que adotou uma avaliação independente para a emissão de até 250 bilhões de euros em títulos verdes até o fim de 2026.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Em nota, a Comissão Europeia afirma que o procedimento dará aos investidores a confiança de que os fundos levantados serão direcionados a projetos verdes e os impactos ambientais serão reportados. A primeira emissão está prevista para outubro.

“Esta é uma expressão do nosso compromisso com a sustentabilidade e coloca o financiamento sustentável na vanguarda do esforço de recuperação da União Europeia“, diz o responsável pelo orçamento e administração da Comissão Europeia, Johannes Hahn.

Hahn ainda acrescenta em sua fala que a União Europeia se tornará o maior emissor de títulos verdes do mundo. O bloco econômico usará essa emissão para financiar quase um terço de seu plano de recuperação pós-pandemia de 800 bilhões de euros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A Comissão Europeia também anunciou que venderá títulos convencionais em leilão pela primeira vez e começará a emitir notas de curto prazo a partir de 15 de setembro.

Comissão Europeia foca na sustentabilidade

Os Estados membros da União Europeia aumentaram seus esforços para financiar uma recuperação da pandemia mais sustentável no ano passado, o que teria aumentado a confiança da Comissão Europeia na iniciativa dos títulos verdes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/155de22d-relatorio-bdrs-2.0.png

Os títulos são vistos como um potencial paraíso futuro para rivalizar com os títulos do Tesouro dos Estados Unidos, depois que a estreia da UE em títulos sociais em 2020 produziu a maior carteira de pedidos de dívida de todos os tempos.

Hahn disse que o plano de financiamento do bloco permaneceria inalterado pelo resto do ano, compensando em torno 80 bilhões de euros em títulos de longo prazo para 2021. De acordo com seu calendário de emissão, a Comissão Europeia realizará um leilão e uma sindicação por mês para seus títulos.

De olho nas ações sustentáveis, a Comissão Europeia também se prepara para combater o “greenwashing” – prática de empresas que promovem discursos, anúncios, propagandas e campanhas com características ecologicamente responsáveis e sustentáveis, mas que não realizam na prática.

Nesse sentido, a Comissão Europeia terá seus próprios padrões de títulos verdes e uma estrutura para quais atividades econômicas podem ser consideradas sustentáveis.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Com informações de Estadão Conteúdo. 

Monique Lima

Compartilhe sua opinião