Thais Borges

Ano novo, tributação nova

Com o início de um novo ano, recomeça o ciclo das obrigações fiscais, que continuam submetidas a constantes alterações na legislação

No começo de um novo ano, é muito comum ouvirmos a expressão “ano novo, vida nova”. Essa frase reflete a ideia de que o início de um novo ano é uma oportunidade para começar de novo, deixar para trás o passado e abraçar novos desafios e oportunidades. Esse é o pensamento deve ser predominante no setor de Tax de cada empresa brasileira que, diante da chegada de 2023, precisam garantir que a nova agenda tributária seja cumprida com máxima eficiência para que o balanço financeiro da organização não seja comprometido.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Uma série de motivos de ordem constitucional e econômica condicionam o ambiente de negócios brasileiro a um complexo e volátil sistema de tributação. O fato é que a constante necessidade de atualização da legislação tributária segue provocando imensas dificuldades para o compliance fiscal nas empresas brasileiras. Nesse cenário, o suporte de ferramentas tecnológicas especializadas é cada vez mais requerido, uma vez que essas soluções podem ser fundamentais para que o setor de Tax passe da gestão responsiva para a proativa.

O diferencial de uma gestão proativa dos tributos

A gestão tributária proativa permite que as empresas identifiquem e planejem suas obrigações fiscais antes que elas venham a vencimento, o que pode ajudar a evitar multas e juros por atraso. Além disso, a gestão tributária proativa também permite que as empresas maximizem suas deduções e créditos fiscais, o que pode reduzir sua carga tributária total. Ao contrário, a gestão tributária responsiva se concentra apenas em cumprir as obrigações fiscais após elas terem vencido, o que pode resultar em uma carga tributária maior e em possíveis sanções fiscais.

Uma abordagem estratégica e sistemática para gerenciar as demandas tributárias de uma empresa, no entanto, exige modernização. As técnicas avançadas de compliance fiscal incluem a incorporação de soluções tecnológicas inteligentes, capazes de automatizar processos e fornecer informações precisas e em tempo real. Portanto, para que uma empresa se beneficie verdadeiramente de uma gestão proativa das obrigações tributárias, apta a se adaptar rapidamente às mudanças na legislação e apropriada para prevenir riscos futuros, é preciso investir em tecnologia, inovação e, é claro, em profissionais capacitados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Tecnologia na gestão tributária

As relações tributárias estão envolvidas em diversos trâmites burocráticos e tarefas morosas. E a verdade é que se essas atividades forem realizadas a partir dos métodos tradicionais. As equipes dos departamentos tributários são oneradas em tempo e eficiência. Por esse motivo, a tecnologia tem um papel importante na gestão tributária, pois permite automatizar processos, garantir precisão de dados e fornecer informações em tempo real para apoiar a tomada de decisão no setor de Tax.

Hoje, os softwares especializados na gestão tributária são grandes aliados das empresas, pois são capazes de processar e armazenar grandes volumes de dados, integrando diferentes sistemas e centralizando a gestão para facilitar a visibilidade dos processos. Com tecnologias avançadas, o desafio do compliance fiscal se torna mais simples, e as empresas podem reduzir a carga tributária nesse novo ciclo, gerenciando os riscos fiscais com antecedência e fornecendo insights que favorecem a tomada de decisão informada.

Para concluir, desejo que os profissionais do setor de Tax das empresas de nosso país tenham conseguido renovar as suas energias para enfrentar os desafios de mais um ciclo fiscal. A gestão tributária é um dos componentes mais relevantes na administração de empresas, afinal, um negócio sem processos bem definidos nessa área dificilmente consegue se manter competitivo por muitos anos. Ressalto ainda a importância da gestão proativa, que é decisiva para identificar riscos e oportunidades no calendário fiscal, e que só é viabilizada com o apoio de soluções tecnológicas atualizadas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Thais Borges
Mais dos Colunistas
Marcelo Simões Na Páscoa, o que fica é o amargor tributário 

A época da Páscoa é um momento doce para o mercado, que se aquece com o lançamento de chocolates e retrai o olhar de milhões de consumidores. Para termos uma perspecti...

Marcelo Simões
Aislane Vuono De olho em 2024: como anda o planejamento tributário da sua empresa?

Em um cenário fiscal como o brasileiro, no qual os empreendedores enfrentam uma alta e onerosa carga tributária, o planejamento tributário – que representa a gestão es...

Aislane Vuono

Compartilhe sua opinião