Rodrigo Amato

Uma nova tecnologia para o mercado de capitais

Ferramenta é inspirada no modelo de busca do Google, apimentada com inteligência artificial, que aprende com as perguntas dos usuários, o que permite trazer ainda mais informações

Tenho falado com frequência que a tecnologia é importante aliada do mercado de capitais. CEOs e diretores de organizações do setor precisam reservar um espaço na agenda para pensar, junto a seus times, de que forma os novos artefatos tecnológicos podem jogar a seu favor, otimizando tempo e processos tanto da organização quanto dos clientes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-Dkp-1.png

Tenho feito isso de forma recorrente na minha companhia e, recentemente, tivemos uma ideia coletiva que entendo ir totalmente em linha com uma então necessidade do mercado de capitais. É a “Laqus search”, uma plataforma completa e atualizada dos principais ativos regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como notas comerciais, ações e debêntures.

A ferramenta é inspirada no modelo de busca do Google, apimentada com inteligência artificial, que aprende com as perguntas dos usuários, o que permite trazer ainda mais informações, sempre voltada ao mercado de capitais. As informações são atualizadas em tempo real, de forma automatizada, com base nas divulgações da CVM.

O motor de busca, que tem como público-alvo instituições financeiras, investidores e agentes do mercado, funciona assim: o usuário pesquisa ou seleciona um valor mobiliário, que podem ser sete: notas comerciais, certificados de recebíveis do agronegócio (CRAs), certificados de recebíveis imobiliários (CRIs), cotas de Fundo de Investimento Financeiro (FIF), debêntures, cotas de Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) e cotas de Fundos Imobiliários (FII). Após escolher o tipo de serviço, a pessoa é direcionada a uma tela que apresenta todas as opções de valores mobiliários, o número na CVM, o nome do emissor, a oferta, o registro, a qualificação e o coordenador líder (um banco, por exemplo).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Além de intuitiva, a ferramenta pode ser acessada diretamente do navegador do celular ou do computador e, em breve, disponibilizaremos como aplicativo. Entendo que a “Laqus search” opera como uma aliada da expansão do mercado de capitais no país, este importante segmento da economia dedicado à distribuição de valores mobiliários. Agilidade e segurança é o que todos buscam, e a ferramenta foi construída sob medida quando pensamos em nossa missão: desburocratizar processos e agilizar operações.

(*) Fundador e CEO da Laqus, empresa de tecnologia com ampla experiência em assuntos relacionados à tesouraria e gestão de risco. Em junho de 2021, obteve a homologação junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para atuar como Central Depositária de Valores Mobiliários, sendo a única companhia além da B3 autorizada a operar neste mercado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-Dkp-1.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Rodrigo Amato
Mais dos Colunistas
Mateus Carvalho Não pare de comprar: A Grande Lição da Maior Bolha Financeira da História

Você sabia que a economia do Japão, hoje conhecida por estar estagnada há décadas, com um histórico de deflação e pouquíssimo crescimento econômico, já foi considerada...

Mateus Carvalho
Camila Nasser Falta clima no mercado de capitais

Quando nos deparamos com a tragédia no Rio Grande do Sul, é válida a reflexão sobre como podemos mitigar ou até mesmo evitar novas tragédias climáticas por meio de uma...

Camila Nasser

Compartilhe sua opinião