Rafael Cunha

Tendências para o mercado de e-commerce em 2024

O comércio eletrônico evoluiu de um mero luxo ou alternativa para uma necessidade fundamental e um pilar da economia global

Em uma era em que a digitalização se entrelaça com quase todos os aspectos de nossas vidas, o comércio eletrônico evoluiu de um mero luxo ou alternativa para uma necessidade fundamental e um pilar da economia global. Por isso, neste artigo, falarei sobre tendências para o mercado de e-commerce em 2024.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-Dkp-1.png

A cada ano, novas formas de vendas surgem, guiadas tanto pela evolução tecnológica quanto pelas mudanças no comportamento do consumidor. Ao se aproximar de 2024, encontramo-nos na intersecção de avanços tecnológicos e expectativas elevadas das pessoas, tornando este mercado mais dinâmico e competitivo do que nunca.

Neste cenário, entender as tendências emergentes, não é apenas benéfico, mas vital para qualquer negócio que aspire a manter sua relevância e sucesso no mundo digital.

No futuro do e-commerce, algumas tecnologias e tendências prometem redefinir a maneira como consumimos.

A Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV), por exemplo, estão revolucionando a maneira como interagimos com os produtos online. Imagine poder visualizar como um sofá se encaixaria perfeitamente na sua sala ou até mesmo como aquele óculos de sol ficaria no seu rosto antes de efetuar a compra. Essa é a promessa que a RA e a RV já têm cumprido e levado para a experiência do consumidor.

Por outro lado, quem poderia imaginar que conversaríamos com dispositivos como o Amazon Echo ou o Google Home e os usaríamos para fazer compras? A otimização para pesquisas por voz, sem dúvida, dará às marcas uma vantagem no cenário competitivo, à medida que as assistências virtuais se tornam uma parte integrante de nossos lares, especialmente, com o uso cada vez mais emergente das IAs, sobre as quais falaremos a seguir.

Além disso, a onda verde está varrendo o mundo do e-commerce. O consumidor moderno está cada vez mais consciente do impacto ambiental de suas compras. Assim, a adoção de práticas sustentáveis, desde embalagens eco-amigáveis até produtos reciclados, pode ser mais do que apenas uma escolha ética; pode ser um diferencial crucial no mercado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

É preciso lembrar que o seu público, seja ele qual for, hoje tem acesso a informações e possui mais poder de escolha do que qualquer ser humano em qualquer época jamais imaginou ter.

Retomando a nossa conversa, ao considerarmos pagamentos, é fascinante observar a utilização cada vez maior de métodos alternativos. Criptomoedas, carteiras digitais e pagamentos por aproximação estão não apenas desafiando, mas também ampliando os tradicionais sistemas de pagamento.

O Drex, futura moeda brasileira oficial em formato digital, será uma extensão do dinheiro físico e também deve aquecer o debate em torno do tema pagamentos. A moeda digital deve chegar ao público até o fim de 2024.

Por outro lado, a Inteligência Artificial é outra revolução que está moldando o e-commerce e todos os mercados. Ao personalizar a experiência de compra, as marcas estão fazendo mais do que apenas vender produtos; estão criando conexões.

E, falando em conexões diretas, o modelo Direct-to-Consumer (D2C) está permitindo que as marcas se aproximem de seus clientes como nunca antes.

Em um mercado tão diversificado e com o custo de aquisição elevado, reter clientes tornou-se uma arte. A fidelização não se trata apenas de oferecer um bom produto, mas de cultivar relacionamentos duradouros.

Por fim, mas certamente não menos importante, está a questão da segurança. Em um mundo cada vez mais digital, garantir a proteção dos dados dos clientes é tanto uma necessidade quanto uma responsabilidade.

Em resumo, o e-commerce em 2024 se desenha como uma combinação intrigante de tecnologia, conveniência e expectativas elevadas.

As marcas que souberem navegar por essas águas tumultuadas, colocando sempre o cliente no centro de suas estratégias, não só sobreviverão, mas prosperarão.

O futuro do comércio online é brilhante, e as possibilidades são tão ilimitadas quanto a imaginação daqueles que ousam sonhar.

Até o próximo artigo!

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240-2.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Rafael Cunha
Mais dos Colunistas
Lucas Castellani Maneiras de potencializar a retenção de clientes no e-commerce

É fato que o e-commerce vem sofrendo influência por todos os lados. Sempre há algo novo sendo lançado e eu sei que você procura aprender para não acabar ficando atrás ...

Lucas Castellani
Thiego Goularte O protagonismo da logística para atender a demanda em datas comemorativas

Uma das principais características das datas comemorativas está na capacidade que as efemérides possuem de movimentar o comércio em diversos segmentos. Celebrações, co...

Thiego Goularte

Compartilhe sua opinião