Luiz Santos

Invista sem a ajuda de um profissional!

Calma, investidor, esse título foi apenas para chamar a sua atenção para um assunto muito importante. Tenha a ajuda de um profissional especializado na área para ter mais eficiência em planejamento financeiro. Saiba como!

Calma, investidor, esse título foi apenas para chamar a sua atenção para um assunto muito importante e relevante para o seu planejamento financeiro, fiscal, tributário e que impacta diretamente em outras áreas da sua vida.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Quando buscamos ter uma saúde física melhor, procuramos a ajuda de alguns profissionais como: nutricionista, personal trainer, endocrinologista e entre outros.

Para uma melhor saúde e higiene bucal, procuramos um(a) dentista. Para termos uma saúde mental melhor, procuramos ajuda de um(a) psicólogo(a), terapeuta e psiquiátrica.

Quando estamos com algum problema de saúde, buscamos uma ajuda médica especializada naquele assunto para resolver o problema. Se vamos construir ou fazer uma reforma de um imóvel, procuramos ajuda de uma construtora, engenheiro(a) civil, arquiteto(a) ou design de interiores.

Faz sentido começar a nossa jornada de investidor(a) sem a ajuda de um profissional? É algo bem relevante e pode impactar de forma positiva ou negativa outras áreas da nossa vida e o nosso planejamento de aposentadoria, liberdade financeira – um plus com liberdade geográfica e de escolha.

Atualmente há muitas instituições financeiras e empresas que ajudam as pessoas a investirem melhor – porém, não generalizando, existem muitos conflitos de interesse que não colocam os objetivos do cliente em primeiro lugar e, sim, os da empresa. Isso faz com que as pessoas comecem a procurar investir sozinhas, comprando cursos e seguindo dicas de influencers de finanças (muitas vezes sem certificações reconhecidas pelo mercado financeiro) nas redes sociais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Porém, essa jornada de investir sozinho traz alguns ônus. O investidor exerce sua atividade profissional, que já demanda muito tempo e dedicação. Tem pessoas que estão em aprendizado constante e fazem cursos, pós-graduação, mestrado e outras atividades extracurriculares, que realmente trazem um retorno relevante no longo prazo na renda mensal e familiar. A pessoa pode prejudicar a sua gestão de tempo e eficiência no direcionamento da sua energia.

Outro ponto relevante é a possível perda de qualidade de vida e de tempo: ao investir sozinho, você pode ficar sem saber se está fazendo algo certo ou errado. Óbvio que é bom estudar sobre investimentos e finanças para compreendermos o porquê de alguns acontecimentos importantes referentes à política monetária, fiscal, política e outras áreas, nos ajudando a tomar decisões mais assertivas.

Porém, com a ajuda de um profissional especializado na área, conseguimos ter mais eficiência nesse planejamento.

Na imagem abaixo, temos um estudo elaborado pelo RBC Royal Bank, uma das maiores instituições financeiras do Canadá, no qual compara a evolução do patrimônio de investidores com e sem a ajuda de um profissional ao longo de algumas janelas de tempo.

Fonte: RBC Royal Bank
https://www.rbcroyalbank.com/investments/investment-advantage.html

Dito isto, caso você já possua a ajuda de um profissional para investir, mas percebe alguns conflitos de interesse, indico procurar ajuda de uma consultoria de investimentos que atua de forma mais transparente e que coloca os seus objetivos em primeiro lugar.

Caso você já conta com a ajuda de uma empresa ou consultor de investimentos e pensa as vezes em ficar por um período sem essa ajuda, te oriento a repensar sobre isso e manter essa ajuda como prioridade e ter esse relacionamento de longo prazo.

Se você investe sozinho e procura a ajuda de uma empresa ou consultor de investimentos para investir melhor, nós do Grupo Suno podemos te ajudar!

Conheça a Suno Consultoria, uma empresa do Grupo Suno focada em auxiliar as pessoas a investirem melhor e sem conflitos de interesse, colocando de fato os seus objetivos em primeiro lugar e te ajudando a tomar as melhores decisões financeiras na sua vida.

Se interessou? Entre em contato conosco pelo link abaixo:

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Luiz Santos
Mais dos Colunistas
Diogo Angioleti O futuro financeiro começa no berço: oriente pequenos poupadores para que se tornem grandes investidores

Quando olhamos para nossas crianças brincando despreocupadamente, quem imagina que nelas reside o potencial para se tornarem mestres nas suas finanças? Sim, é provocat...

Diogo Angioleti
Alex Silva Onde você quer estar a daqui 10 anos?

Na nossa infância, muitas perguntas relacionadas ao futuro são feitas a nós. “O que você quer ser quando crescer?”, “Qual presente você vai pedir ao Papai Noel?” e “Qu...

Alex Silva

Compartilhe sua opinião