Henrique Marinho

Segurança financeira para uma vida leve

Segurança financeira requer planejamento, independente do modelo de negócio ou segmento - o caminho do zero ao milhão exige foco estratégico e financeiro

Uma vida equilibrada tem sido o propósito cada vez mais desejado pelas pessoas e muitos encontraram no digital o meio para uma nova realidade. Erroneamente as novas tecnologias são percebidas como algo que substituirá profissionais do mercado – no entanto, elas chegam para contribuir com uma vida mais leve, permitindo que tarefas tenham a sua execução via sistemas.

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É a partir deste ponto que se faz necessário quebrar paradigmas. Não se trata de deixar de existir algo e sim de criar possibilidades para algo novo, olhar as novas tecnologias como o meio para descobertas de outras formas de trabalho. O mercado de educação é um exemplo. Quantos negócios foram transformados e criados pelos infoprodutores? Um segmento em ascensão que ensina, fatura e transforma vidas.

A pesquisa Brasil Brasileiro promovida há duas décadas pela HSR Specialist Researchers demonstra que a qualidade de vida é uma preocupação para 79% dos entrevistados, um aumento de 30%, comparado com o estudo realizado em 2004. Nos últimos 20 anos, também houve aumento no indicador associado à segurança financeira, que, se antes era valorizada por 48%, hoje alcança 66%, uma alta de 37%.

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Outro estudo, encomendado pela Microsoft sobre o processo de digitalização das micro, pequenas e médias empresas, mostra que o trabalho remoto está presente em 55% delas, destas, 93% disseram estar satisfeitas com um regime flexível, e reconhecem melhorias na qualidade de vida, bem-estar, assim como na redução dos custos operacionais da companhias, apontado por 47% dos entrevistados; e o percentual é ainda maior nas empresas nativas digitais, atingindo 58%.

Ainda segundo a análise, a tecnologia é considerada uma aliada pela maioria delas. 72% dos entrevistados afirmam que investirão em tecnologia nos próximos meses, mas apenas 28% têm isso como prática recorrente. O aumento da produtividade é outra vantagem, destacada por 40% das empresas que responderam à pesquisa. Na última edição da pesquisa “Creators & Negócios”, realizada pela agência Brunch e em parceria com YOUPIX, aponta que o ganho mensal do criador de conteúdo está acima do salário mínimo, entre R$ 2 a 5 mil, sendo 47% deles microempreendedor individual (MEI) com faturamento anual de até R$ 81 mil. O estudo indica ainda que aumentou o percentual daqueles que faturam acima dos R$ 5 mil de 37% para 49%.

No entanto, assim como para a maioria dos empreendedores do país, para que possam evoluir e escalar seus negócios falta gestão. Segurança financeira requer planejamento, independente do modelo de negócio ou segmento – o caminho do zero ao milhão exige foco estratégico e financeiro. A ausência de processos e acompanhamento pode tornar a tomada de decisão desastrosa e impactar a viabilidade e a sobrevivência de um negócio e a tão desejada tranquilidade financeira.

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Nota

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