Eduardo Cavalheiro

Preço vs. Valor: “quem chega primeiro bebe água limpa”

Antes de investir numa ação, invista na análise para ter confiança na tomada de decisão

Recebi este gráfico pelas redes sociais, o que me incentivou a refletir sobre aspectos da relação PREÇO vs. VALOR de um ativo, principalmente das ações negociadas em bolsa de valores.

Diferença entre preço e valor de uma ação
Diferença entre preço e valor de uma ação

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Todos sabemos que o VALOR é o preço que atribuímos para a empresa individualmente, utilizando premissas, métodos e análises próprias, nossas. PREÇO é o preço que o mercado atribui às empresas coletivamente. Na lógica dos investidores de VALOR, compramos ações que estão com PREÇO abaixo e vendemos quando os preços estão acima do VALOR que estimamos.

O objetivo de um investidor de valor é que ao longo do período do investimento, o mercado (coletivo) enxergue aquilo que provavelmente apenas poucos estavam enxergando e faça com que o preço da ação convirja para o valor pré-estabelecido.

Até aí, nenhuma novidade.

Para que este “gol” seja marcado, é necessário que a estimativa de valor seja elaborada com bastante cuidado e critério, considerando informações colhidas junto à companhia analisada e as informações do entorno (clientes, fornecedores, concorrentes, etc.). Só faz sentido investir em ações de companhias que tenham uma evolução positiva do valor ao longo do tempo, tal qual o gráfico que ilustra esse artigo. Temos que nos antecipar àquilo que vai ficar evidente apenas lá na frente para a maioria: “quem chega primeiro bebe água limpa”.

O modelo de valor ainda deve ser acompanhado ao longo do tempo com as novas informações que vão surgindo para que sejam feitos ajustes necessários. Se o modelo de avaliação não estiver bem ajustado o preço pode nunca caminhar em direção ao valor e o prejuízo será certo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A convergência do preço ao valor (a linha pontilhada convergindo para a linha inteiriça) se dá quando o mercado passa a enxergar o que já vínhamos enxergando. Normalmente o primeiro sinal para isso acontecer é um aumento de volume de negócios das ações na bolsa (maior número de interessados comprando a nossa ação).

Mas o que fazer quando ao longo da trajetória de valor a linha pontilhada ultrapassar a linha de valor? Preço maior que Valor?

Pode-se tanto adotar uma ação tática, reduzindo parcialmente a posição para retomar quando a linha pontilhada voltar abaixo ou pode-se manter a posição de longo prazo para colher os ganhos maiores lá na frente. Depende da estratégia do investidor.

E quando o Preço cai abaixo do Valor? Não se desespere, pode ser uma oportunidade de comprar mais ou apenas manter a posição visando de novo colher os resultados de longo prazo.

Ao longo do investimento temos que evitar nos deixar levar por movimentos de mercado que afetem os preços dos ativos, sem impactos no valor. Uma notícia pontual pode fazer o preço cair ou subir, mas o impacto no valor pode ser nulo. Não caia nas pegadinhas do mercado.

Percebam que apenas uma avaliação bem-feita da empresa (ação) dá a confiança que precisamos para tomarmos as decisões cruciais que envolvam preço e valor ao longo da trajetória do investimento numa companhia. Assim, antes de investir nas ações, invista na análise!

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Eduardo Cavalheiro
Mais dos Colunistas
Guilherme Cavalcanti Gestão de riscos no value investing: estratégias para preservação de capital

O ambiente complexo do Value Investing oferece oportunidades de crescimento substanciais, mas também carrega consigo os inevitáveis desafios e riscos inerentes aos mer...

Guilherme Cavalcanti
Caio Palma Adote uma lupa e esqueça o relógio

O grande obstáculo do investidor, em sua tomada de decisão, tem origem mais antiga que possamos imaginar. Para explicar, teremos que voltar ao início da humanidade, qu...

Caio Palma

Compartilhe sua opinião