Carolina Cabral

A evolução da área de Procurement, com compras mais responsáveis

Hoje, a área de Procurement tem uma participação importantíssima para os objetivos de desenvolvimento sustentável de uma companhia, tornando as compras mais verdes e responsáveis

A evolução da área de Procurement é impressionante. Há apenas alguns anos as aquisições eram feitas de maneira manual, burocrática, por meio do uso de planilhas, de fax e de outros recursos que não garantem o compliance e nem a competitividade. E não se pensava em compras sustentáveis.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Na era da informação e da conectividade, não existe a menor possibilidade de uma empresa estruturada atuar sem um e-procurement. Tem que ter e pronto. Hoje, a área de Procurement tem uma participação importantíssima para os objetivos de desenvolvimento sustentável de uma companhia, tornando as compras mais verdes e responsáveis.

São muitos os fatores que levam as soluções de Procurement a tornarem o processo de aquisições preponderante no roteiro da sustentabilidade. Começando pela seleção de fornecedores que já tenham priorizado práticas ESG, como redução de emissões de carbono, uso de materiais reciclados e responsabilidade social em suas operações.

Para se ter uma ideia, estima-se que dois terços da pegada ambiental, social e de governança de uma empresa ficam com os fornecedores, em média. Ter uma operação sustentável com tantas etapas nas mãos de terceiros é um dos desafios que as empresas devem abraçar como forma de ampliar o alcance de suas iniciativas e de praticarem o ESG de fato. E para isso, o e-procurement tem papel essencial, pois através de uma solução é que as empresas conseguem ter acesso rápido a informações estratégicas, garantir compliance e responsabilidade de todos que estão ali incluídos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Em um mundo dinâmico e com desafios socioambientais complexos, os consumidores estão cada vez mais atentos em como as empresas se posicionam, gerenciam seus impactos na sociedade e no meio ambiente, e se relacionam com suas partes interessadas (clientes, fornecedores, colaboradores, investidores).

Além disso, há inúmeros momentos em que o e-procurement torna as compras mais inteligentes e sustentáveis. Durante a transição para processos de compras através de uma plataforma, por exemplo, elimina-se a necessidade de documentos em papel, o que economiza recursos naturais e reduz o desperdício.

As compras verdes são hoje fundamentais nas empresas porque a sustentabilidade deixou de ser uma preocupação de poucos. Ela ganhou protagonismo e tem atenção do público em geral, que passou a dar preferência para organizações que tenham o ESG como prioridade. Portanto, quem quiser se manter no páreo, terá que repensar suas iniciativas e incluir estratégia em todos os passos.

Com isso, todos temos a ganhar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Tags
Carolina Cabral
Mais dos Colunistas
Lucca Mendes ESG na advocacia: rumo a práticas jurídicas responsáveis e estratégicas

O conceito de Environmental, Social and Governance (ESG) está cada vez mais presente no mundo dos negócios como uma maneira de medir o desempenho de uma empresa em ter...

Lucca Mendes
Lucca Mendes Conferências climáticas, pauta ESG e a expectativa pelo protagonismo e liderança das organizações rumo à COP-30

A relevância das empresas para a promoção da sustentabilidade vem sendo estruturada, com o passar do tempo, a partir da cooperação entre a iniciativa privada, a socied...

Lucca Mendes

Compartilhe sua opinião