China e Rússia irão trabalhar juntos contra o protecionismo

O presidente da China, Xi Jinping, disse que Rússia e China deve trabalhar em um esforço conjunto contra o protecionismo comercial. A mensagem foi em referencia aos problemas comerciais enfrentados pelos chineses com os norte-americanos.

Xi, que está na Rússia, concedeu entrevista coletiva na cidade de Vladivostok, após um encontro para tratar de acordos comerciais com o presidente russo, Vladimir Putin.

A China que está vivendo um difícil dilema comercial com os Estados Unidos. Mas o presidente chinês não mencionou nenhuma vez Washington em suas palavras, mas deixou claro a referência.

“Em uma situação internacional em rápida mudança com instabilidade e imprevisibilidade crescentes, a cooperação entre Rússia e China assume ainda mais importância, declarou Xi, de acordo com o site oficial do Kremlin.

“Juntamente com a comunidade internacional, vamos avançar em soluções políticas para problemas atuais, conflitos, defender firmemente os objetivos e princípios da carda da ONU, juntos contra o unilateralismo e protecionismo comercial, e avançar em um novo tipo de relações internacionais.

A último episódio da situação sino-americana foi o pedido chinês à OMC pedir permissão para impor sanções aos Estados Unidos, alegando que Washington não cumpriu com o combinado na disputa sobre taxas dumping. O descumprimento vem desde 2013.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião