China decepciona em dados e Bolsas asiáticas fecham no vermelho

Após indicadores econômicos da China frustrarem a expectativa dos investidores, os mercados acionários da Ásia e Oceania fecharam majoritariamente em queda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Além da China, o Japão também apresentou dados econômicos. O Produto Interno Bruto (PIB) do país veio um pouco acima do esperado, conforme divulgação feita no domingo, mas isso não foi suficiente para reverter o quadro de cautela predominante.

Na própria China, não houve sinal único nas praças. A Bolsa de Xangai terminou perto da estabilidade, em alta de 0,03%, em 3.517,34 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, caiu 0,58%, a 2.568,14 pontos.

A atividade industrial da potência asiática avançou 6,4% em julho frente ao mesmo mês de 2020. A expectativa era por um crescimento de 7,8%, após o avanço de 8,3% no mês anterior. Já as vendas no varejo subiram 8,5% no mês passado, sendo que as projeções ficavam em 11,5%.

No início de agosto, informações da balança comercial já haviam mostrado que o crescimento das exportações, importante fator de recuperação do país frente à pandemia, também desaceleraram inesperadamente no mês passado.

Além disso, o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) injetou yuans no sistema financeiro por meio de um instrumento de empréstimos de médio prazo, atuação vista por muitos como um esforço para impulsionar a economia.

Em relatório, o Citi considerou que a China deve reforçar o apoio monetário e fiscal, diante do quadro de desaceleração econômica.

Mercados além da China

Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei 225 fechou em baixa de 1,62%, em 27.523,19 pontos. Ações de empresas de eletrônicos e de maquinário puxaram as quedas, com o fortalecimento do iene pressionando papéis de exportadoras.

Na agenda, foi informado que o PIB do Japão cresceu 0,3% no segundo trimestre ante o anterior, acima da previsão de avanço de 0,2%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng registrou queda de 0,80%, a 26.181,46 pontos, em sua terceira baixa consecutiva. Montadoras estiveram entre as maiores quedas, com realização de lucros.

Em Taiwan, o índice Taiex caiu 0,73%, a 16.858,77 pontos. Já a Bolsa de Seul não operou nesta segunda-feira, devido a um feriado na Coreia do Sul.

Na Oceania, o índice S&P/ASX 200 fechou em baixa de 0,61%, em 7.582,50 pontos, após recordes históricos recentes.

Ações do setor financeiro estiveram entre as mais penalizadas nesta segunda, assim como as mineradoras, com os investidores digerindo a desaceleração econômica da China.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião