CEO deve se expor a colaboradores e liderar inovação, diz pesquisa

O diretor-presidente (CEO) de uma organização deve ter uma exposição aos colaboradores a ponto de ser suficientemente conhecido no local e, assim, fazer com que os funcionários identifiquem o propósito de trabalho na organização, segundo dados da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Cerca de 70% dos entrevistados afirmaram conhecer o principal executivo da empresa onde trabalham. De acordo com Filipe Talamoni Fonoff, pesquisador e coordenador técnico da pesquisa, o fato de os colaboradores conhecerem o CEO faz com que as metas sejam mais incorporadas.

“As atitudes, decisões e hábitos pessoais [do CEO] se tornam referências para as pessoas, daí a importância de ele ter uma exposição cuidadosa, mas também se mostrar para a organização de maneira correta, pois o plano de metas e atividades e decisões vão ser influenciados pelo principal executivo da companhia”, disse.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo Fonoff, o CEO influencia a tomada de decisões por parte dos funcionários e, por isso, deve pensar em quais atitudes e ações realiza.

Você conhece o principal executivo de sua empresa?%
Não18,2%
Sim69,8%

“O CEO é quem personifica a organização. Então, as atitudes, decisões e ações vão influenciar de maneira importante a tomada de decisão e ação de todas as pessoas de organização. Vai ser muito importante para todo mundo que trabalha na empresa”, afirmou.

CEO conhecido = clima melhor

De acordo com a pesquisa, em organizações onde a principal liderança da companhia é mais conhecida pelos colaboradores, há um clima organizacional melhor, com desempenho também mais positivo. Portanto, quanto mais próximo das pessoas, maior será a confiança em suas decisões e ações.

“Do CEO espera-se que seja um patrocinador, um apoiador, desde o início, na interpretação desses resultados e depois na condução das ações propostas. Se tem um patrocínio adequado, a chance de um clima organizacional mais elevado é bem maior”, disse.

Você confia no principal executivo de sua empresa?%
Totalmente66,7%
Parcialmente19,9%
Não confio1,1%
Como você avalia a gestão do principal executivo de sua empresa? %
Excelente44,1%
Muito boa28,4%
Boa12,4%
Razoável2,6%
Ruim0,4%

Além disso, o aspecto de maior influência das principais lideranças na cultura da empresa é a inovação. Dados da pesquisa mostram que, para 28% das empresas mais bem avaliadas, o CEO deve entregar novidades à companhia.

Além disso, nas organizações de grande porte, com mais de 1.500 funcionários, o CEO também é sinônimo de estabilidade e segurança. Não à toa, 15% dos entrevistados viram no líder tal característica.

“Que dita o ritmo da inovação, quem a traz, quem de fato vai tornar a empresa inovadora é o CEO, independentemente do porte”, afirmou o coordenador da pesquisa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vinicius Pereira

Compartilhe sua opinião