Grana na conta

CCR (CCRO3) aumenta prejuízo no 4T22 em 63% e fecha aos R$ 271 milhões; veja mais números

O prejuízo líquido da CCR (CCRO3) no quatro trimestre de 2022 saltou 63% no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Foi reportado um montante de R$ 217,1 milhões frente aos R$ 133,2 milhões negativos de um ano antes. Apesar disso, o lucro líquido do período foi de R$ 219,1 milhões, avanço anual de 36,3%.

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Ainda de acordo com o balanço do 4T22 da CCR, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) registrado no período foi de R$ 1,057 bilhão — recuo de 27,9% ante o quarto trimestre de 2021. O valor ficou abaixo do consenso Refinitiv, que estimava uma cifra de R$ 2,04 bilhões.

No entanto, o Ebitda ajustado da CCR mesma base foi de R$ 1,603 bilhão, representando um crescimento 17,6%. A margem Ebitda ajustada foi de 32,2% no trimestre, queda de 19,5 pontos porcentuais na comparação anual. No critério mesma base, o indicador alcançou 61,1%, alta de 3,6 pontos sobre um ano antes.

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Enquanto isso, no 4T22 a receita líquida da CCR foi de R$ 3,281 bilhões, avanço de 15,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. No critério mesma base, o indicador registrou R$ 2,623 bilhões, alta anual de 10,8%.

O lucro operacional ajustado registrou R$ 623,3 milhões no 4T22, alta de 3,8% quando comparado aos últimos três meses de 2021. Já a alavancagem da CCR — indicador da dívida líquida sobre o Ebitda ajustado dos últimos 12 meses — ficou em 1,7 vez no quarto trimestre. O indicador estava em 3 vezes no mesmo período do ano anterior.

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Investimentos da CCR no 4T22

No quarto trimestre de 2022, os investimentos da CCR, somados à manutenção, atingiram R$ 916 milhões, (incluindo o ativo financeiro). As concessionárias que mais investiram no trimestre foram: RioSP, ViaMobilidade – Linhas 8 e 9 e ViaSul.

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Na ViaMobilidade – Linhas 8 e 9 houve desembolso, principalmente, na aquisição de 36 novos trens que irão substituir aqueles recebidos pós-leilão de concessão. Os primeiros 16 trens chegam ainda neste ano.

Na ViaSul, houve desembolso com duplicações em trechos da BR-386, recuperação de pavimento e implantação de dispositivos de segurança. Ainda segundo a CCR, os investimentos da RioSP se concentraram na recuperação de pavimento e implantação de dispositivos de segurança.

Com informações do Estadão Conteúdo

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Janize Colaço

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