Carro voador da Boeing tem sucesso em seu primeiro voo

O carro voador da Boeing realizou seu primeiro voo ao ar livre na última terça-feira (22).

De acordo com comunicado nesta quarta-feira (23), o carro voador realizou os testes em Manassas, na Vírginia, estado norte-americano. O protótipo decolou, voou e pousou com sucesso.

Embora seja apenas um teste, o carro voador obteve sucesso. O objetivo da Boeing é exibir uma nova fase do transporte urbano.

O modelo foi projeto para realizar o transporte de passageiros em ruas congestionadas e desviar de arranha-céus.

No Twitter, a fabricante postou um vídeo sobre o voo do carro:

BREAKING: It’s another first for us. Along with @AuroraFlightSci we’ve successfully tested our passenger air vehicle. We continue our progress towards a safe and sustainable urban mobility ecosystem. #TheFutureIsBuiltHere pic.twitter.com/hwuw4d5jmz

— The Boeing Company (@Boeing) 23 de janeiro de 2019

Corrida para criar carros voadores

Tanto a Boeing quanto a concorrente Airbus estão entre as empresas na corrida para produzir carros ou drones voadores que carregam pacotes.

O intuito das empresas é criar produtos para um novo cenário da indústria aeroespacial.

A Boeing passou a criar protótipos depois de comprar a Aurora Flight Sciences, em 2017. No entanto, entre os projetos está incluso o novo táxi voador junto a Uber. Além disso, a Boeing Next, que cuida da mobilidade urbana da fabricante, contratou a Aurora para projetar o protótipo.

Saiba mais: Parceira do Uber anuncia ‘táxi voador’ que pode levar até 5 pessoas

Entretanto, ainda não foi confirmado se o modelo será utilizado pela Uber.

Além do carro voador, a Next também projetou um veículo totalmente elétrico para transportar carga que realizou testes interno no último ano e deve realizar um voo teste neste ano. O veículo pode transportar até 220 kg.

Outras empresas que estão na corrida para desenvolver carros voadores:

  • Vahana;
  • Intel;
  • EHang.

Ainda não existe uma previsão de quando esse veículo da Boeing chegará ao mercado. No entanto, o sucesso alcançado nos testes ao ar livre já é um grande passo para que os projetos sejam concretizados.

De acordo com a Boeing, ainda serão realizados para série de testes no carro voador. O objetivo é melhorar a segurança do protótipo e também a confiabilidade.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião